queixa

Greve da Polícia Civil: veja como fazer boletim de ocorrência pela internet

Quem tenta receber atendimento presencial encontra as portas das delegacias fechadas

Imagem do autor
Cadastrado por

Ana Maria Miranda

Publicado em 16/02/2022 às 10:37 | Atualizado em 16/02/2022 às 21:15
Notícia
X

Com informações da repórter Beatriz Albuquerque, da TV Jornal

Com a greve dos policiais civis de Pernambuco, a Secretaria de Defesa Social e a chefia da Polícia Civil orientaram que a população continue registrando boletins de ocorrência, que estão sendo lavrados normalmente. As queixas podem ser prestadas através da Delegacia pela Internet (https://servicos.sds.pe.gov.br/delegacia/), usando computadores, tablets ou smartphones. Quem não conseguir realizar os procedimentos, deve ligar para o número 0800.081.5001.

Quem tentou receber atendimento presencial na manhã desta quarta-feira (16) encontrou as portas da Delegacia da Mulher, no bairro de Santo Amaro, área central do Recife, fechadas. A mesma situação foi encontrada pela reportagem na Delegacia do Varadouro, em Olinda. No local, havia faixas indicando as reivindicações da categoria.

Apesar disso, na Central de Plantões da Capital, no bairro de Campo Grande, Zona Norte do Recife, a informação é de que as ocorrências estão sendo registradas normalmente. No Instituto de Medicina Legal (IML), os corpos estão sendo recolhidos e liberados de forma mais lenta que o usual.

Sidney Lucena/TV Jornal
Delegacia do Varadouro, em Olinda, não está funcionando - Sidney Lucena/TV Jornal
Sidney Lucena/TV Jornal
Policiais civis pedem aumento salarial e melhores condições de trabalho - Sidney Lucena/TV Jornal
Sidney Lucena/TV Jornal
Central de Plantões da Capital, em Campo Grande, está funcionando - Sidney Lucena/TV Jornal
Sidney Lucena/TV Jornal
Viatura da Polícia Científica, da Polícia Civil - Sidney Lucena/TV Jornal
Sidney Lucena/TV Jornal
Viatura da Polícia Científica, da Polícia Civil - Sidney Lucena/TV Jornal
Sidney Lucena/TV Jornal
Delegacias estão com as portas fechadas devido à greve da Polícia Civil - Sidney Lucena/TV Jornal

Em nota, a SDS e a Polícia Civil informaram que "estão adotando todas as providências para garantir o atendimento à população nos serviços de segurança pública" durante o movimento da categoria. De acordo com o Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol), 90% dos profissionais decidiram aderir à greve, deflagrada na segunda-feira (14). Eles reivindicam um aumento salarial de 30%, além de melhores condições de trabalho.

"O Estado tem oferecido um aumento de 20%, e com o pagamento só para julho, vale lembrar que o que nos oferecem não cobre nem a inflação dos últimos três anos, o que dirá a inflação que vem agora de 2022 que já tem uma projeção de 6% a 7%", apontou o presidente do Sinpol, Rafael Cavalcanti. De acordo com ele, não há aumento para os policiais desde 2019.

O Governo de Pernambuco informou ainda que está aberto ao diálogo "para negociar e encontrar soluções que aliem valorização profissional para a categoria e garantia de serviços de segurança para a população".

Tags

Autor