meio ambiente

Fundo do mar: vídeo mostra peixes, lula e tartaruga na área do Complexo de Suape

Imagens foram captadas por pesquisadores do Projeto Megamar Fábio Hazin, que tem patrocínio da empresa Suape

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 11/03/2022 às 11:18 | Atualizado em 14/03/2022 às 18:05
Reprodução de vídeo
Imagens foram captadas por pesquisadores do Projeto Megamar Fábio Hazin, que tem patrocínio da empresa Suape - FOTO: Reprodução de vídeo
Leitura:

Imagens do fundo do mar divulgadas pelo Complexo Industrial Portuário Governador Eraldo Gueiros (Suape) mostram espécies de peixes, tartaruga e outros animais marinhos na área do atracadouro pernambucano.

Entre as espécies estão piraúnas (Cephalopholi fulva), ciobas (Lutjanus synagris), xira amarela (Haemulon sciurus), lula (Sepioteuthis sepioide), baiacu-cofre (Lactophrys trigonus) e tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta).

O vídeo foi captado por pesquisadores do Projeto Megamar Fábio Hazin, que tem patrocínio da empresa Suape. Desde julho de 2021, o projeto realiza cruzeiros científicos, com o objetivo de monitorar as espécies presentes nas imediações do porto, usando estruturas rígidas conhecidas como BRUVS (sigla em inglês para Baited Remote Underwater Video System).

De acordo com o Porto de Suape, com o uso dos BRUVs, é possível fazer observações não letais à biodiversidade, o que torna a metodologia importante para os estudos de espécies altamente suscetíveis às ações do homem.

Os equipamentos são utilizados pela equipe da Fundação Apolônio Salles (ligada à Universidade Federal Rural de Pernambuco), comandada pelo professor e engenheiro de pesca José Carlos Pacheco, coordenador do projeto.

Comentários

Últimas notícias