TURISMO

Conheça o 'crocodilo indonésio': animal passou cinco anos usando pneu como 'colar'

O animal foi devolvido à natureza, sem o objeto, em 2022

Imagem do autor
Cadastrado por

AFP

Publicado em 08/02/2022 às 12:14 | Atualizado em 08/02/2022 às 13:16
Notícia
X

Um crocodilo selvagem que viveu durante cinco anos com um pneu como uma espécie de colar, foi libertado e devolvido à natureza, informaram funcionários e habitantes de uma ilha no arquipélago indonésio.

Os conservacionistas tentavam desde 2016 atrair o crocodilo de água salgada para um rio, depois que habitantes da cidade de Palu, na ilha de Sulawesi, viram o animal com um pneu de motocicleta ao redor de seu "pescoço", como se fosse um colar.

 

MUHAMMAD RIFKI / AFP
Operação para retirar pneu do crocodilo. - MUHAMMAD RIFKI / AFP
MUHAMMAD RIFKI / AFP
Operação para retirar pneu do crocodilo. - MUHAMMAD RIFKI / AFP

Porém, foi um vendedor de pássaros dessa cidade quem finalmente conseguiu prender o réptil de 5,2 metros de comprimento, o qual era visto com frequência tomando sol no rio Palu, em Sulawesi Central.

"Eu só quis ajudar, detesto ver animais presos e sofrendo", disse Tili que, assim como muitos indonésios, tem só um nome.

Alguns conservacionistas acreditam que o pneu pode ter sido colocado no animal deliberadamente, em uma tentativa fracassada de prendê-lo para conservá-lo como mascote, já que no arquipélago há várias espécies diferentes desses répteis (atualmente há 14 contabilizadas em todo o mundo).

Concurso

Segundo a agência de notícias Antara, o governo local chegou a fazer um concurso para retirada do objeto do animal. O vencedor ganharia uma quantia em dinheiro.

Mesmo com o 'incentivo', na época não houve quem conseguisse o feito.

Tags

Autor