RECIFE ANTIGO

Parque das Esculturas, no Bairro do Recife, recebe ação de limpeza neste domingo

A atividade marca o encerramento da I Conferência Internacional de Resíduos Sólidos (CIRSOL)

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 18/03/2022 às 20:32 | Atualizado em 21/03/2022 às 19:37
Notícia
X

O Parque das Esculturas, que reúne obras do artista plástico Francisco Brennand e é um dos principais cartões-postais do Recife, vai receber uma ação de limpeza neste domingo (20). A atividade marca o encerramento da I Conferência Internacional de Resíduos Sólidos (CIRSOL), e ocorre em parceria com a Secretaria de Juventude do Recife e a Xô Plástico.

A partir dos itens coletados no Parque das Esculturas, será ministrada uma oficina, que abordará uma breve história do plástico, seu tempo de decomposição e como funciona a sua reciclagem.

Entre os dias 16 e 18 de março, a I CIRSOL reuniu representantes do setor privado, público, organismos internacionais, acadêmicos e sociedade civil, em formato presencial e online. 

Primeira conferência no país de sobre o tema 'Resíduos Sólidos', a I CIRSOL foi estruturada em torno de três eixos fundamentais: governança, financiamento e harmonização regulatória. A programação foi composta por 35 mesas de diálogos com especialistas nacionais e internacionais que abordaram temas como “O Papel da Política na Questão dos Resíduos e nas Mudanças Climáticas”; “O Desafio da Concentração Urbana e a Geração de Resíduos nas Grandes Cidades (Prefeitos)”; e “Transdisciplinaridade e inovação como ferramentas para a gestão sustentável de resíduos sólidos”. Foram 140 palestrantes de mais de 17 países e 21 instituições correalizadoras - que assinaram um memorando de entendimento do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), com o objetivo de realizar em conjunto o evento. Ao final do encontro, foi redigida uma carta compromisso, alinhada com o Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS Lei nº 12.305/10), a partir dos trabalhos de cada mesa da conferência, com o desafio de apresentar um escopo de tarefas que precisarão ser cumpridas por cada setor participante.


Tags

Autor