Consumo consciente

Mutirão de eficiência energética será realizado no RioMar Recife e na Jaqueira

Evento é alusivo ao Dia Mundial da Eficiência Energética, comemorado em 5 de março

Imagem do autor
Cadastrado por

Ana Maria Miranda

Publicado em 25/03/2022 às 14:39
Notícia
X

Começa neste sábado (26) e vai até o dia 31 de março a primeira edição do Mutirão de Eficiência Energética, promovido pela Neoenergia Pernambuco no RioMar Recife, na Zona Sul da capital pernambucana, e no Parque da Jaqueira, na Zona Norte. O evento é alusivo ao Dia Mundial da Eficiência Energética, comemorado em 5 de março.

Nos dias 26 e 27, as atividades serão no estacionamento em frente ao Instituto JCPM, no RioMar Recife. Já na Jaqueira, as datas são de 28 a 31/03. A iniciativa será das 12h às 20h e irá reunir alguns dos principais projetos da concessionária voltados para o uso consciente da energia, como Educação com Energia, Energia com Cidadania e Vale Luz.

Uma das iniciativas que mais devem chamar a atenção dentro do mutirão serão as aulas de energia ministradas na Unidade Móvel Educativa da concessionária. As pessoas terão acessos a vários experimentos interativos que contribuem para um entendimento mais fácil dos conceitos de eficiência energética e preservação ambiental. A atividade ocorre de forma dinâmica e prática em um ambiente cheio de curiosidades e tecnologia.

Dentro do projeto Energia com Cidadania, será possível trocar lâmpadas antigas por lâmpadas LED. Clientes de baixa renda podem trocar até cinco convencionais (incandescentes ou fluorescentes compactos) por outras novas de LED, que são 40% mais econômicas. Para fazer a troca, é preciso apresentar documento de identificação com foto e uma conta de energia. Serão disponibilizadas lâmpadas por unidade consumidora, de acordo com a quantidade entregue para a substituição, limitado a cinco lâmpadas por conta contrato. Quem já tiver recebido mais de oito lâmpadas nos últimos seis anos pela distribuidora não poderá receber.

Para a Neoenergia, a educação é importante para a formação de hábitos relacionados ao uso eficiente e seguro de energia elétrica, "assim como para o desenvolvimento de uma consciência cidadã que pensa na preservação ambiental e na economia familiar". As iniciativas fazem parte do Programa de Eficiência Energética (PEE), regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Vale Luz

Também estará presente no mutirão o Vale Luz, que concede desconto na conta de energia ou no abastecimento de combustível através da troca por resíduos recicláveis selecionados. Para participar do projeto, basta realizar o cadastro no local, com carteira de identidade e a última conta de energia.

Os materiais aceitos são metal (latinhas de alumínio e ferro), papel, papelão, plásticos (garrafas PET, embalagens de produtos de limpeza e higiene), vidro, equipamentos eletrônicos e óleos vegetais (como os de coco, de cozinha, soja, canola, girassol, milho).

Serviço

Mutirão da Eficiência Energética Neoenergia

26 e 27/03 – Shopping RioMar

28 a 31/03 – no Parque da Jaqueira

Horário: 12h às 20h

Tags

Autor