PERSEGUIÇÃO

Porto de Galinhas: vídeo mostra perseguição policial momentos antes de menina ser baleada

Viaturas do BOPE aparecem perseguindo motociclista na comunidade de Salinas, em Porto de Galinhas

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 31/03/2022 às 21:58 | Atualizado em 31/03/2022 às 23:12
Notícia
X

Imagens de um circuito interno, em uma rua na comunidade de Salinas, em Porto de Galinhas, começaram a circular na noite desta quinta-feira (31). Nelas aparecem um motociclista pilotando em alta velocidade e, em seguida, duas viaturas do Batalhão de Operações Especiais (Bope) aparecem em perseguição.

De acordo com apuração da reportagem do JC, o momento teria ocorrido antes da menina Heloysa Gabrielly ter sido baleada e, infelizmente, depois vir a óbito.

Veja as imagens:

Apesar de na imagem aparecer apenas um suspeito sendo perseguido, o coronel Alexandre Tavares, diretor especializado da PM, afirma que a ação foi na tentativa de capturar mais de um suspeito. "Os policiais do Bope agiram da mesma forma na tentativa de cessar a atividade criminosa. Os elementos conseguiram se evadir, mas uma das armas foi deixada no local. Ela foi apreendida e haviam quatro munições deflagradas na arma. A viatura, inclusive, foi atingida por disparos", declarou o coronel.

Welington Lima / SJCC
Viatura do BOPE foi baleada em ação na comunidade de Salinas, em Porto de Galinhas - Welington Lima / SJCC

Tensão 

Nesta quinta-feira (31), perto das 20h, quando uma equipe da TV Jornal deixava Porto de Galinhas, foi orientada pela polícia, assim como outros profissionais da imprensa, a esperar mais um tempo até seguir viagem, pois homens armados estariam abordando carros nas proximidades do acesso à Nossa Senhora do Ó. No local, um ônibus foi incendiado.

Durante todo o dia, moradores da comunidade de Salinas protestaram contra a atitude da Polícia Militar, interditando vias e impedindo a circulação de veículos para entrar e sair de Porto de Galinhas.

O caso

Uma criança de seis anos morreu após ser baleada, nesta quarta-feira (30), em Porto de Galinhas, no município de Ipojuca, Litoral Sul do Estado, após troca de tiros entre policiais do BOPE com suspeitos de envolvimento no tráfico de drogas. A tragédia aconteceu em um local conhecido como Praça da Televisão, na comunidade de Salinas.

De acordo com Suzanete Nana, representante do Conselho Tutelar de Porto de Galinhas e Maracaípe, a troca de tiros ocorreu no final da tarde. "A polícia entrou (na comunidade) já atirando e acertou uma criança que correu. Isso aconteceu por volta das 17h30", afirmou.

Nesta quinta-feira (31), ocorreu um grande cortejo com pessoas a pé, de buggy, de carro e de ônibus, percorreu o centro de Porto em direção ao cemitério de Nossa Senhora do Ó. O caixão com o corpo de Heloysa Gabrielly foi velado por cerca de 20 minutos e, posteriormente, carregado por jangadeiros para o enterro, que aconteceu no final da tarde sob muitas orações e aplausos.

Até o início da noite, os protestos seguiam. No asfalto, os manifestantes chegaram a escrever a frase: "Porto de Galinhas, diversão para os ricos e ferro para os favelados", criticando a forma de tratamento da Polícia Militar com os moradores das comunidades locais.

Tags

Autor