Cada vez mais digital, JC completa 103 anos mais perto dos pernambucanos
Credibilidade tem sido nossa marca há mais de um século e as mudanças dos últimos anos só tem tornado ainda mais evidente e necessário esse compromisso
Agora 100% digital, o JC completa hoje 103 anos, muito mais rápido na produção de conteúdo e muito mais perto dos leitores. Se o jeito de entregar as notícias mudou, a apuração e a edição rigorosas dos fatos permanecem presentes em nossa produção diária.
Credibilidade tem sido nossa marca há mais de um século e as mudanças dos últimos anos só tem tornado evidente esse compromisso. Ainda mais em tempos difíceis como o nosso, onde imperam as notícias falsas, as fake news.
"O desafio dos veículos de comunicação é cada vez maior. Não apenas pela velocidade e pelas diversas plataformas de atuação, mas pela responsabilidade em conseguir separar o real do fictício, o fato da mera construção de teorias inverídicas feitas para confundir os leitores", diz o empresário João Carlos Paes Mendonça, presidente do grupo JCPM e do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação.
"Nos nossos 103 anos de existência, seguimos acreditando que o cidadão é nosso maior ativo e que é para ele que trabalhamos diuturnamente. É na defesa dos interesses da sociedade que mantemos forte o Jornal do Commercio.",acrescenta.
No JC, a versão impressa deixou de circular definitivamente em março de 2021, em uma decisão impulsionada pela pandemia, mas, na verdade, inevitável diante da nova realidade tecnológica que o mundo vive.
Desde então, novas ferramentas foram sendo empregadas, voltadas para a comodidade do leitor, que, pelas telas do dispositivos, é mantido informado a todo instante. Opinião, informação e análise, cada vez mais se expandem na rede que formamos juntos aos nossos leitores e assinantes.
O diretor de redação, Laurindo Ferreira, pontua que, mesmo online, há a versão premium do jornal diariamente, onde os assinantes têm acesso a uma seleção das notícias mais relevantes do dia anterior.
“Estamos mais presentes nas plataformas digitais, o que possibilitou que tenhamos mais volume de informações, já que expandimos a capacidade de produção e uma estratégia de fortalecimento com todas as linguagens”, ressalta.
Para o diretor comercial, Vladimir Melo, é isso que mantém o JC na vanguarda. "Os números reforçam essa relevância, tanto para o público quanto para o mercado anunciante. O JC tem compromisso com a informação e com a população pernambucana, e essa postura gerou credibilidade ao longo do seu mais de um século de história", afirma.
Nesses tempos de produção de notícias falsas, o JC assume um papel ainda mais importante na construção de uma sociedade mais justa e melhor informada. Chegar aos 103 anos com essa força e essa reputação é algo que muito nos orgulha", completa.
Além do site e da versão premium, o JC está nas principais redes sociais do Brasil, como Instagram, Twitter, TikTok, YouTube, Facebook e Linkedin, atingindo os mais diferentes públicos. Por lá, expandimos a forma de fazer notícia, com conteúdo multimídia que explora as mais diversas formas textuais — escritas, visuais e sonoras.
Domínio em vídeos
Atualmente, o JC está inserido no programa de aceleração digital promovido pela Associação Nacional de Revistas (Aner) e Associação Nacional de Jornais (ANJ), com o patrocínio do Facebook (Meta), que tem como foco incrementar a produção de vídeos dentro do seu conteúdo. Tudo isso sob o comando da diretora de estratégias digitais, Maria Luiza Borges.
“Conhecido pela sua versão impressa que circulou por mais de 100 anos e publicou textos premiados nacional e internacionalmente, o JC está investindo muito na narrativa multimídia. Vídeos e postagens em redes sociais adquiriram grande importância no conteúdo desse produto, que agora vive 100% no universo digital”, frisa.
Aprovação dos assinantes
Tamanha confiabilidade faz do JC a leitura diária e preferida do advogado Feliciano Lyra, de 43 anos, que tem preferência pela cobertura política local. “Acho que o JC é a fonte mais relevante de notícias de Pernambuco, tem os melhores profissionais, é o mais bem escrito e o mais relevante”, pontua.
O aposentado Gilson Vasconcelos, 67, já assina o JC há mais de 10 anos, e achou a mudança para o mundo digital prazerosa. “Sempre acordei muito cedo e às vezes o papel chegava tarde para mim. Com o digital, já leio às 4h. É minha primeira leitura do dia. É um jornal compacto e que me deixa sabendo as principais informações do Estado”, afirma.
A empreendedora Ana Karina, 42, parabeniza o JC, seu principal canal de notícias do Estado. “Sem dúvida é o melhor jornal de Pernambuco! A digitalização do JC nos proporciona muitas vezes notícias em tempo real. A facilidade de nos atualizarmos com as notícias mais importantes do Estado e do Mundo é algo extraordinário, além do que o JC é um jornal com total credibilidade.”
O JC ”traz o mundo” até a assinante Maria Anita de Souza, segundo ela mesma gosta de dizer. “Tenho uma ligação muito grande com o JC. Ele faz a gente evoluir, faz parte da minha vida. É por ele que me atualizo sobre o mundo e sobre o dia a dia da minha cidade, Recife. Tem 103 anos, mas está muito jovem ainda, atualíssimo", diz Maria Anita.
"A preocupação é constante de estreitar esse relacionamento com os nossos assinantes", diz o diretor de Mercado Leitor, Carlos Humberto Rocha. "O foco é também proporcionar novas experiências a quem nos consome", acrescenta Carlos Humberto. "Essa é uma preocupação, claro, de todas as áreas da empresa voltada para quem diariamente nos acompanha".
Equipe adaptada ao digital
Além dos leitores, a equipe do JC também se adaptou ao mundo 100% digital. Seu time de repórteres premiados e experientes são treinados constantemente às novas formas de entregar notícias. Os colunistas especializados em política, educação, saúde e outras áreas contam um pouco dessa experiência:
Cinthya Leite - Saúde e Bem-estar
No mundo digital, conseguimos uma interação melhor com quem está consumindo nosso conteúdo e acompanhar o que está sendo discutido no momento; mas sem esquecer o principal: a credibilidade.
Fernando Castilho - JC Negócios
Acompanhei as mudanças do JC e como fomos aprimorando e descobrindo as novas tecnologias, errando e aprendendo. Hoje somos totalmente digitais, e assim temos muito mais facilidade de agregar valor.
Igor Maciel - Cena Política
A gente sente uma busca pela credibilidade do JC para confirmar informações. Num mundo de tantas informações falsas, um nome centenário faz diferença para nortear o cidadão. Quem ganha é a democracia e a cidadania.
Jamildo Melo - Blog de Jamildo
Falar dos 103 anos de JC é lembrar de uma longa trajetória que resultou na recente mudança para o digital. Agora, entregamos o mesmo produto e qualidade em uma outra embalagem, mas de forma muito mais rápida.
Margarida Azevedo - Enem e Educação
Em educação, o público leitor é muito jovem. Então é interessante ver como o JC digital chega mais perto dessas pessoas, que estão acostumadas a consumir notícias pelo celular e pelo computador.
Raphael Guerra - Ronda JC
Agora 100% digital, o JC traz notícias relevantes, contextualizadas e analisadas de forma crítica — quase em tempo real - e disponíveis em todas as plataformas digitais para alcance de todos.
Roberta Soares - Mobilidade
A imprensa não podia ficar de fora dessa mudança. No digital, continuamos fazendo a análise dos fatos de forma cuidadosa. É nesse jornalismo que eu aposto e que tento fazer nos quase 20 anos de cobertura de mobilidade urbana.
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