tratamento

Arena Cão Terapia acolhe crianças autistas no Parque da Cidade, em Jaboatão dos Guararapes

Espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, e conta com equipe multidisciplinar

Imagem do autor
Cadastrado por

Ana Maria Miranda

Publicado em 04/04/2022 às 14:59 | Atualizado em 04/04/2022 às 15:01
Notícia
X

Com o objetivo de acolher crianças de 2 a 7 anos diagnosticadas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) que ainda não tiveram acesso a tratamento, a Arena Cão Terapia começou as atividades nesta segunda-feira (4) no Parque da Cidade do município de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife.

O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, e conta com a atuação de psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e adestradores.

A Arena Cão Terapia tem capacidade para 200 atendimentos por mês. As sessões têm 45 minutos e são realizadas em duas etapas. Na primeira, os profissionais começam as sessões sozinhos com as crianças.

No segundo momento, há o contato com os cães, que atuam como co-terapeutas e reforçadores, ajudando às crianças a trabalharem áreas como socialização, comunicação, afetividade e estabelecimento de vínculos.

Divulgação
Pequenos são atendidos de forma gratuita por equipe multidisciplinar - Divulgação

Como acessar o tratamento

Para acessar o tratamento na Arena Cão Terapia, os pais ou responsáveis precisam levar as crianças a uma unidade básica de saúde ou policlínica da rede municipal de Jaboatão, onde as avaliações necessárias serão realizadas.

Com o Transtorno do Espectro do Autismo diagnosticado, o agendamento para o tratamento será realizado através da Central de Regulação do Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com a Prefeitura de Jaboatão, de 2017 até agora, o número de crianças atendidas gratuitamente pelo município cresceu em 430%. A gestão promete entregar, no segundo semestre, o Núcleo de Reabilitação para Autistas, em Jaboatão Centro.

Semana de Conscientização

A abertura da Arena Cão Terapia ocorre em meio à programação da Semana Municipal de Conscientização Sobre o Transtorno do Espectro do Autismo promovida pela prefeitura.

Até a próxima sexta, serão realizadas ações como seminários, palestras, rodas de conversa, grupo de acolhimento para cuidadores, cinema e exposições, entre outros. O tema da campanha anual de conscientização é "Lugar de autista é em todo lugar".

Tags

Autor