SEGURANÇA

Alerta Celular devolve mais de 2 mil aparelhos em mutirão em Pernambuco. Saiba como se cadastrar no programa

Só em 2022, Pernambuco registrou 6 mil queixas de roubos e furtos de celulares. De 9 milhões de aparelhos ativos no Estado, penas 600 mil estão cadastrados no programa

Imagem do autor
Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 28/04/2022 às 10:26 | Atualizado em 28/04/2022 às 10:54
Notícia
X

Com informações da repórter Dyandhra Monteiro, da TV Jornal

A Secretaria de Defesa Social (SDS-PE) realizou, nessa quarta-feira (27), um mutirão para devolver mais de 2 mil celulares coletados através do programa Alerta Celular. Durante o dia, dezenas de pessoas compareceram à sede operacional da Polícia Civil, no bairro da Boa Vista, Centro do Recife, para recuperar o aparelho.

Entre elas, o estudante Pedro Veras, que teve o celular roubado há dois anos em Casa Amarela, na Zona Norte da cidade. “Fiquei surpreso, para falar a verdade. Nem dava mais conta dele. Agora, tenho dois”, disse.

O mesmo aconteceu com o autônomo Romulo Thiago. “Eu até pensei que era mentira quando me ligaram depois de tanto tempo. Aí me disseram que realmente era [verdade] e que acharam. Estou alegre, vim receber o telefone”, contou.

Só em 2022, Pernambuco registrou 6 mil queixas de roubos e furtos de celulares. “O tenente coronel Jonas Moreno, coordenador do programa, pede que as vítimas sempre registrem o caso. “Se você for vítima de roubo, tem como alertar na própria página. Você também sempre tem que registrar o boletim de ocorrência, que pode ser feito na Delegacia da Internet ou na física”, orientou.

Atualmente, há 9 milhões de celulares ativos no Estado. Desses, apenas 600 mil estão cadastrados no Programa, que devolveu 44 mil aparelhos em 5 anos de atuação.

O secretário de Defesa Social, Humberto Freire, destaca a importância da população em acreditar na eficácia do programa. “É fundamental que tudo seja registrado para que possamos planejar um policiamento preventivo e também investigar todos os casos e chegar até esses criminosos”, afirmou.

Saiba como se cadastrar

Alerta Celular foi criado para ajudar as Polícias Civil e Militar nas investigações e abordagens, a partir do IMEI (número de identificação do aparelho). Após o número ser cadastrado, a SDS fica com os dados do dono e os do celular registrados no sistema. Então, quando a PM aborda algum suspeito, pode verificar por um aplicativo, na hora, se o celular foi roubado e quem é o seu verdadeiro dono.

Ao acessar o site da SDS, clique no banner da ferramenta Alerta Celular. No formulário, o usuário precisa informar o IMEI (Identificador Internacional de Dispositivo Móvel), que é uma série de códigos numéricos que todo aparelho possui, com registro na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Esse número se obtém com uma consulta à nota fiscal ou à caixa do aparelho. Além disso, é facilmente encontrado usando o teclado do próprio celular: basta digitar *#06#, que o código aparecerá na tela (uma série de 15 dígitos).

A população pode tirar dúvidas sobre o sistema de segunda a sexta, no horário comercial das 8h às 17h via Whatsapp (81) 9.8494.3219.

Tags

Autor