clima

Onda de frio vai chegar em Pernambuco? Veja o que diz a Apac

Massa de ar frio de origem polar provoca queda acentuada nas temperaturas em quatro regiões do País

Imagem do autor
Cadastrado por

Ana Maria Miranda

Publicado em 16/05/2022 às 13:00 | Atualizado em 17/05/2022 às 14:42
Notícia
X

Uma onda de frio atinge boa parte do Brasil desde o domingo (15), com as regiões do Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte como as mais afetadas. Em alguns locais, há a possibilidade de geada e até de neve. Apesar disto, ainda é possível que o Nordeste sinta os impactos da massa de ar frio de origem polar, mesmo com intensidade bem menor.

De acordo com a meteorologista da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) Aparecida Fernandes, os modelos de previsão numérica da agência apontam para uma mudança a partir da próxima sexta-feira (20). Segundo ela, a região geralmente recebe um fluxo de ar quente. A partir da sexta, receberá um ar mais frio, do Sul. "Quando eles se encontram, causa mais instabilidade, mais nebulosidade e chuvas", explica.

 

Por causa disso, poderá haver leve diminuição das temperaturas durante o próximo fim de semana, principalmente no Sertão e no Agreste, com temperaturas máximas de 25°C e 24°C, respectivamente. "O aumento da velocidade do vento faz com que a gente tenha sensação térmica de mais frio", afirma.

A precisão das informações, entretanto, será maior ao longo da semana, quando se aproximar da sexta-feira. Aparecida Fernandes reforça a importância de observar a previsão do tempo diária para se programar.

Nesta segunda-feira (16), a previsão para a Região Metropolitana do Recife (RMR) é de tempo parcialmente nublado com chuva rápida de forma isolada nas primeiras horas da manhã e noite, com intensidade fraca. As temperaturas variam entre 30°C e 24°C.

A mesma previsão é válida para a Zona da Mata, onde as temperaturas variam entre 30°C e 22°C. No Agreste, o tempo fica parcialmente nublado, mas não deve chover ao longo do dia. A temperatura máxima é de 31°C e a mínima, de 18°C. O mesmo ocorre no Sertão, onde as temperaturas variam entre 32°C e 18°C.

Geada e neve no Sul do País

Na região Sul, estão previstas temperaturas negativas e geadas generalizadas. Além disso, há possibilidade de neve entre esta segunda (16) e a terça-feira (17) nas serras gaúcha e caterinense.

No Sudeste, o frio intenso começa nesta segunda, em São Paulo e no sul e sudoeste de Minas Gerais, com a possibilidade de geada no estado até 23 de maio.

O mesmo deve ocorrer no Centro-Oeste, que também tem previsão de geada para o sul do Mato Grosso do Sul, até 23 de maio. No Norte, as baixas temperaturas devem atingir o Acre e Rondônia.

 

Tags

Autor