Atingida pelas enchentes de 2010, Mata Sul fica em alerta vermelho com as chuvas fortes
a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) aumentou, nesta quarta-feira (25), o nível do aviso meteorológico de "laranja" para "vermelho" - o máximo
Região atingida pelas enchentes de 2010, a Zona da Mata Sul está em alerta vermelho por causa das chuvas. Devido ao acúmulo alto das chuvas nos últimos dias, a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) aumentou, nesta quarta-feira (25), o nível do aviso meteorológico de "laranja" para "vermelho" - o máximo.
Apesar do alerta, a região não registrou ocorrências graves. De acordo com a Defesa Civil de Barreiros, um dos municípios mais atingidos pelas enchentes, choveu 131 milímetros nas últimas 24 horas na cidade. Desde o início de maio, o órgão tem feito ações preventivas, de acordo com Paulo Ribeiro, que tem coordenado a Defesa de Barreiros.
- Apac aumenta nível de risco por causa das fortes chuvas; veja previsão do tempo para esta quarta (25)
- CHUVAS NO GRANDE RECIFE: Bombeiros procuram desaparecidos sob escombros de barreira que deslizou em Olinda
- Chuvas ao vivo: veja como estão as ruas em vários pontos do Grande Recife
- Por conta das fortes chuvas, SDS adia coletiva da Operação São João
"Até então é estável, mas estamos com todos os cuidados, porque já choveu acima da média do que era esperado para este mês de maio. E lembramos que o município é reincidente nas enchentes. Houve enchentes também em 2017, 2018 e 2019", conta Paulo.
Balanço da Defesa Civil
Segundo a Defesa Civil de Pernambuco, há acúmulo de água na PE-85, nas imediações do município de Ribeirão há acúmulo de água. O órgão equipes do DER executam serviços emergenciais de limpeza manual e drenagem nas faixas de rolamento nos quilômetros 2, 15 e 24.
A APAC ainda emitiu um alerta para o Rio Amaraji, em Ribeirão, Rio Pirangi, em São Benedito do Sul, e o Rio Jacuípe, no município de Xexéu.