CHUVAS

Atingida pelas enchentes de 2010, Mata Sul fica em alerta vermelho com as chuvas fortes

a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) aumentou, nesta quarta-feira (25), o nível do aviso meteorológico de "laranja" para "vermelho" - o máximo

Imagem do autor
Cadastrado por

Bruno Vinicius

Publicado em 25/05/2022 às 9:48 | Atualizado em 25/05/2022 às 9:51
Notícia
X

Região atingida pelas enchentes de 2010, a Zona da Mata Sul está em alerta vermelho por causa das chuvas. Devido ao acúmulo alto das chuvas nos últimos dias, a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) aumentou, nesta quarta-feira (25), o nível do aviso meteorológico de "laranja" para "vermelho" - o máximo.

Apesar do alerta, a região não registrou ocorrências graves. De acordo com a Defesa Civil de Barreiros, um dos municípios mais atingidos pelas enchentes, choveu 131 milímetros nas últimas 24 horas na cidade. Desde o início de maio, o órgão tem feito ações preventivas, de acordo com Paulo Ribeiro, que tem coordenado a Defesa de Barreiros.

"Até então é estável, mas estamos com todos os cuidados, porque já choveu acima da média do que era esperado para este mês de maio. E lembramos que o município é reincidente nas enchentes. Houve enchentes também em 2017, 2018 e 2019", conta Paulo.

Balanço da Defesa Civil

Segundo a Defesa Civil de Pernambuco, há acúmulo de água na PE-85, nas imediações do município de Ribeirão há acúmulo de água. O órgão  equipes do DER executam serviços emergenciais de limpeza manual e drenagem nas faixas de rolamento nos quilômetros  2, 15 e 24. 

A APAC ainda emitiu um alerta para o Rio Amaraji, em Ribeirão, Rio Pirangi, em São Benedito do Sul, e o Rio Jacuípe, no município de Xexéu.

Tags

Autor