DESLIZAMENTO

CHUVAS NO GRANDE RECIFE: Bombeiros procuram desaparecidos sob escombros de barreira que deslizou em Olinda

São utilizados cães farejadores para localizar o casal. Homem e mulher são os únicos moradores da casa

Imagem do autor
Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 25/05/2022 às 9:04 | Atualizado em 25/05/2022 às 16:01
Notícia
X

Com informações da repórter Simone Santos, da TV Jornal

Reportagem atualizada às 13h

Um casal teve a casa soterrada com a queda de uma barreira em Caixa D'Água, Olinda. Ambos são procurados pelo Corpo de Bombeiros de Pernambuco. O incidente aconteceu durante as fortes chuvas que vêm caindo no Grande Recife nos últimos dias.

Estão desaparecidos o armador de construção civil Sérgio Pimentel e a esposa, a dona de casa Rosimere Hipólito da Silva, de 44 anos que estariam na casa, que é localizada na Rua Santos, no Córrego do Abacaxi

Inicialmente os bombeiros informaram a morte de Sérgio, mas corrigiu a informação e disse que as buscas ainda seguem.

Os Bombeiros utilizam cães farejadores nas buscas. Familiares auxiliavam no trabalho, com enxadas para procurar pelos parentes, mas foram afastados pelos Bombeiros por questões de segurança, já que segue caindo terra da barreira que deslizou.

Os vizinhos estão sendo orientação pela corporação a se deslocar para casa de amigos e familiares durante as chuvas, que não cessam. Não há equipes da Prefeitura de Olinda ou da Defesa Civil de Pernambuco no local.

O irmão da mulher desaparecida, o pintor Ezequiel Justo, contou à reportagem que chegou a pedir que ela descesse e dormisse na casa da família, mas disse que ela insistiu e passou a noite em casa. Desesperado, o homem desabafou que há anos o local não recebe a visita do poder público.

"A prefeitura colocou lona nas outras barreiras ao lado, mas não nessa. Se tivesse prevenido isso, não tinha acontecido esse acidente. Ontem a noite eu falei, 'dorme aqui com teu marido', ela disse 'vou fazer o feijão e vou descer'. Na última vez que a vi, ela perguntou se a internet tinha caído, eu disse que não e ela subiu. E acabou. Jesus levou", disse Ezequiel.

Segundo testemunhas, foram dois deslizamentos no local desde a madrugada desta quarta. Uma outra casa também foi soterrada, mas ninguém estava dentro. 

Balanço de deslizamentos

Um outro homem foi encontrado morto também por deslizamento de barreira no Córrego do Abacate, em Olinda. O último balanço da Defesa Civil de Pernambuco, enviado às 9h, contabilizou que quatro pessoas ficaram feridas por deslizamentos de terra no Córrego do Abacaxi e no Córrego do Abacate.

Ainda, um deslizamento de barreira na localidade do Córrego do Desastre, no município de Camaragibe, também na Região Metropolitana, deixou duas pessoas desalojadas.

O que diz a Prefeitura de Olinda?

Por nota, a Prefeitura de Olinda afirmou que o prefeito Professor Lupércio orientou "que seja dado todo suporte necessário para as famílias das vítimas". Ainda, disse que a Prefeitura "está com cinco unidades de ensino recebendo os desabrigados da chuva e quatro pontos de recolhimento de donativos para as famílias mais necessitadas".

Tags

Autor