ONDAS DE LESTE: João Campos diz que Recife e Região Metropolitana são atingidos por "fenômeno extremamente rigoroso"
Segundo o prefeito, em algumas localidades da cidade, há um acúmulo de 428 milímetros nas últimas 96 horas
Devido às fortes chuvas que precipitaram no Recife nas últimas horas, o prefeito João Campos informou que ativou o plano de contingência municipal para mitigar os efeitos na cidade.
Mais de 3 mil servidores de várias secretarias e órgãos municipais, como Defesa Civil, Samu Metropolitano, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, CTTU, Emlurb e Guarda Municipal, entre outros, estão atuando de maneira permanente.
Também foi autorizada a abertura de escolas situadas nos locais mais críticos para reforçar o abrigamento das famílias. A gestão municipal solicita que os moradores que vivem em áreas de risco, como morros e encostas, deixem os locais e procurem casas de parentes e amigos ou utilizem os abrigos municipais Irmã Dulce e Emergencial, ambos localizados no bairro de São José, no Centro do Recife.
"O Recife e a Região Metropolitana estão sendo atingidos por um fenômeno extremamente rigoroso, conhecido como Ondas de Leste. Nós temos, em algumas localidades da cidade, um acúmulo de 428 mm nas últimas 96 horas", disse João Campos.
O prefeito ressaltou a ativação do plano de contingência, com mais de três mil profissionais da prefeitura em atuação. "É fundamental que o nosso foco esteja prioritariamente em salvar vidas. A gente pede a sua ajuda e a sua colaboração", afirmou.
Áreas de risco
Devido ao cenário meteorológico, na tarde de ontem a Prefeitura do Recife emitiu um alerta, via SMS, para mais de 32 mil famílias que moram em áreas de risco, comunicando sobre a da saturação do solo e da possibilidade de chegada de novas chuvas.
O comunicado também orientou a população a redobrar os cuidados e procurar um local seguro para se proteger. Das 19h da sexta (27) às 5h20 do sábado (28), a Defesa Civil do Recife recebeu 49 chamados da população, entre pedidos de vistorias e solicitações de lonas. As equipes devem ser acionadas pelo telefone 0800 081 3400.
Entre 18h da sexta-feira e 6h deste sábado, a CTTU não houve sinistros de trânsito com vítimas. No período, foram registrados 18 pontos de alagamento e seis ocorrências com semáforos, que estão sendo atendidas pelas equipes técnicas. A Emlurb informa que foram registradas 14 ocorrências com queda de árvores e galhos da sexta até agora. Doze delas já foram concluídas pelas equipes do órgão e as outras duas estão com o serviço em andamento.