Governador

CHUVAS: Paulo Câmara acompanha trabalho de resgate em barreiras do Grande Recife

O comandante-geral dos bombeiros informou que o trabalho se concentra em cinco localidades nesta segunda-feira (30)

Imagem do autor
Cadastrado por

Cássio Oliveira

Publicado em 30/05/2022 às 8:14 | Atualizado em 30/05/2022 às 8:43
Notícia
X

O governador Paulo Câmara (PSB) está acompanhando as ações do Corpo de Bombeiros, na manhã desta segunda-feira (30), no atendimento a casos de deslizamentos em Pernambuco que vitimaram, ao menos, 84 pessoas desde a última semana.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o governador esteve inicialmente em Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife, onde seis pessoas morreram após um deslizamento de barreira na manhã de sábado (28).

"Nosso trabalho hoje se concentra em cinco localidades: Jardim Monte Verde, Curado, Camaragibe, Milagres e Zumbi. Utilizamos 198 bombeiros militares, quase 40 viaturas, contamos com apoio de vários corpos de bombeiros do país e também lembrando os voluntários, população e bombeiros civis, que muito têm colaborado com nossos trabalho", disse o comandante-geral do Corpo de Bombeiros de Pernambuco, Rogério Antônio Coutinho da Costa.

Veja imagens dos estragos causados pelas chuvas em Pernambuco:

BRENDA ALCANTARA / AFP
Chuvas, deslizamento, barreiras, Jardim Monte Verde - BRENDA ALCANTARA / AFP
BRENDA ALCANTARA / AFP
ÁREA CRÍTICA Jardim Monte Verde é o ponto de maior atenção das forças de segurança, lá estão concentradas as buscas pelos desaparecidos - BRENDA ALCANTARA / AFP
DIEGO NIGRO / AFP
Chuvas, Jardim Monte Verde, barreira - DIEGO NIGRO / AFP
DIEGO NIGRO / AFP
ÁREA LIMÍTROFE Jardim Monte Verde fica entre Recife e Jaboatão, mas comunidade reclama que nunca teve atenção de nenhuma das prefeituras - DIEGO NIGRO / AFP
BRENDA ALCANTARA / AFP
BALANÇO Governo do Estado contabiliza 84 mortes entre quarta-feira (25) e ontem, mas em março outras duas pessoas morreram vítimas das chuvas - BRENDA ALCANTARA / AFP
KATARINA MORAES/JC
Chuva causou destruição em diversos bairros do Recife e Região Metropolitana - KATARINA MORAES/JC
KATARINA MORAES/JC
Buscas continuavam na manhã deste domingo (29) - KATARINA MORAES/JC
KATARINA MORAES/JC
Destroços de casas que desmoronaram com queda de barreira no Ibura - KATARINA MORAES/JC
Djair Pedro /SEI
Os bombeiros em ação no Jardim Monteverde, no Ibura - Djair Pedro /SEI
chuva4
chuva4 - chuva4
Gleydson Xavier/JC Imagem
Busca por desaparecidos após deslizamento de barreira em Jardim Monte Verde, entre o Recife e Jaboatão dos Guararapes - Gleydson Xavier/JC Imagem
Gleydson Xavier/JC Imagem
Busca por desaparecidos após deslizamento de barreira em Jardim Monte Verde, entre o Recife e Jaboatão dos Guararapes - Gleydson Xavier/JC Imagem

A Prefeitura de Camaragibe reforçou a orientação de alerta à população. "Os munícipes precisam sair de suas casas ao menor sinal de perigo, procurando abrigo em local seguro. Quem precisar entrar em contato com a Defesa Civil, pode fazê-lo por meio dos números 3456-7100; 153; ou 2129-9564 (somente mensagens de texto e áudio)", diz nota da gestão publicada nas redes sociais.

Recursos

Nesse domingo (29), o governador Paulo Câmara disponibilizou R$ 100 milhões para o trabalho de busca e salvamento e também para obras urgentes e de infraestrutura nos municípios atingidos pelas chuvas.

Os recursos deverão estar disponíveis para as prefeituras nesta semana. Além disso, com a publicação do decreto estadual de situação de emergência, os municípios atingidos também poderão acessar recursos do Sistema Nacional de Defesa Civil.

“Esse montante é o que estamos liberando de forma emergencial. Ainda temos previsão de continuidade das chuvas e prosseguem os trabalhos de busca de pessoas soterradas em 12 pontos da Região Metropolitana do Recife. A nossa determinação para a Secretaria de Defesa Social e o Corpo de Bombeiros é que as equipes permaneçam nos locais até que a última vítima seja resgatada”, afirmou Paulo Câmara.

Mortes

De acordo com os registros da Secretaria de Defesa Social, atualizados às 18h deste domingo (29), chegou a 79 o número de pessoas mortas em consequência das chuvas. Além disso, há 3.957 pessoas desabrigadas, sobretudo nos municípios da Região Metropolitana do Recife e na Zona da Mata Norte, regiões mais afetadas.

O grande impacto causado pelas chuvas fez com que, até o momento, 14 municípios decretassem Situação de Emergência: Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, São José da Coroa Grande, Moreno, Nazaré da Mata, Macaparana, Cabo de Santo Agostinho, São Vicente Ferrer, Paudalho, Paulista, Goiana, Timbaúba e Camaragibe. 

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Jornal do Commercio PE (@jc_pe)

Tags

Autor