CHUVAS: Paulo Câmara acompanha trabalho de resgate em barreiras do Grande Recife
O comandante-geral dos bombeiros informou que o trabalho se concentra em cinco localidades nesta segunda-feira (30)
O governador Paulo Câmara (PSB) está acompanhando as ações do Corpo de Bombeiros, na manhã desta segunda-feira (30), no atendimento a casos de deslizamentos em Pernambuco que vitimaram, ao menos, 84 pessoas desde a última semana.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o governador esteve inicialmente em Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife, onde seis pessoas morreram após um deslizamento de barreira na manhã de sábado (28).
- CHUVAS EM PERNAMBUCO: Confira como serão as aulas nas escolas e universidades nesta segunda-feira
- CHUVA EM PERNAMBUCO: Famílias em abrigos precisam de doações
- PREVISÃO DE CHUVA: veja previsão do tempo da Apac para esta segunda (30) e saiba onde mais choveu
- CHUVAS: saiba como estão as estradas e rodovias de Pernambuco na manhã desta segunda-feira (30)
"Nosso trabalho hoje se concentra em cinco localidades: Jardim Monte Verde, Curado, Camaragibe, Milagres e Zumbi. Utilizamos 198 bombeiros militares, quase 40 viaturas, contamos com apoio de vários corpos de bombeiros do país e também lembrando os voluntários, população e bombeiros civis, que muito têm colaborado com nossos trabalho", disse o comandante-geral do Corpo de Bombeiros de Pernambuco, Rogério Antônio Coutinho da Costa.
Veja imagens dos estragos causados pelas chuvas em Pernambuco:
A Prefeitura de Camaragibe reforçou a orientação de alerta à população. "Os munícipes precisam sair de suas casas ao menor sinal de perigo, procurando abrigo em local seguro. Quem precisar entrar em contato com a Defesa Civil, pode fazê-lo por meio dos números 3456-7100; 153; ou 2129-9564 (somente mensagens de texto e áudio)", diz nota da gestão publicada nas redes sociais.
Recursos
Nesse domingo (29), o governador Paulo Câmara disponibilizou R$ 100 milhões para o trabalho de busca e salvamento e também para obras urgentes e de infraestrutura nos municípios atingidos pelas chuvas.
Os recursos deverão estar disponíveis para as prefeituras nesta semana. Além disso, com a publicação do decreto estadual de situação de emergência, os municípios atingidos também poderão acessar recursos do Sistema Nacional de Defesa Civil.
- CHUVAS: Paulo Câmara sobrevoa área de deslizamento que deixou adultos e crianças mortos no Grande Recife
- Paulo Câmara reúne secretariado e forças de segurança para ampliar ações nas áreas das chuvas
- CHUVA EM PERNAMBUCO: Paulo Câmara diz que "não tem como estar presente" a encontro com Bolsonaro
- CHUVAS EM PERNAMBUCO: O desencontro entre Paulo Câmara, João Campos e Bolsonaro. E a "união" como poesia
“Esse montante é o que estamos liberando de forma emergencial. Ainda temos previsão de continuidade das chuvas e prosseguem os trabalhos de busca de pessoas soterradas em 12 pontos da Região Metropolitana do Recife. A nossa determinação para a Secretaria de Defesa Social e o Corpo de Bombeiros é que as equipes permaneçam nos locais até que a última vítima seja resgatada”, afirmou Paulo Câmara.
Mortes
De acordo com os registros da Secretaria de Defesa Social, atualizados às 18h deste domingo (29), chegou a 79 o número de pessoas mortas em consequência das chuvas. Além disso, há 3.957 pessoas desabrigadas, sobretudo nos municípios da Região Metropolitana do Recife e na Zona da Mata Norte, regiões mais afetadas.
O grande impacto causado pelas chuvas fez com que, até o momento, 14 municípios decretassem Situação de Emergência: Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, São José da Coroa Grande, Moreno, Nazaré da Mata, Macaparana, Cabo de Santo Agostinho, São Vicente Ferrer, Paudalho, Paulista, Goiana, Timbaúba e Camaragibe.
Ver essa foto no Instagram