TRAGÉDIA

CHUVA EM PERNAMBUCO: Estado soma mais de 6 mil desabrigados e governo não atualiza o número de mortos, nesta segunda-feira (30)

Até a manhã desta segunda-feira (30), governo contabilizava 91 mortes. Corpo de Bombeiros confirmam resgate de dois corpos, elevando total para 93

Filipe Farias Lucas Moraes
Cadastrado por
Filipe Farias
Lucas Moraes
Publicado em 30/05/2022 às 19:42 | Atualizado em 30/05/2022 às 21:53
Welington Lima/TV Jornal
Jardim Monte Verde - FOTO: Welington Lima/TV Jornal

Nesta segunda-feira (30), o governo de Pernambuco optou por não divulgar um novo balanço dos estragos causados pela chuva que vem castigando fortemente a Região Metropolitana do Recife e Zona da Mata. O número de desabrigados, entretanto, aumentou. Segundo o secretário executivo de Defesa Civil, Leonardo Rodrigues, até esta noite estava em 6.170 pessoas. No último balanço os dados estavam em cerca de 5 mil. 

 


Sem atualização, o número de mortes, divulgado oficialmente pelo Estado, ainda durante a manhã desta segunda-feira, é de 91 pessoas. O Corpo de Bombeiros, porém, confirmou o resgate de dois corpos ao longo do dia de hoje, o que eleva o total de mortes para 93.  Os desaparecidos somam 26, segundo os últimos dados do governo do Estado.

Welington Lima/TV Jornal
Jardim Monte Verde - Welington Lima/TV Jornal

"A gente se encontra num cenário de operação, de crise instalada, por conta do evento que causou esse registro em todo o estado, é um evento histórico de precipitação. As chuvas continuam, há previsão da Apac do fenômeno atuar ainda, com menos força, mas a condição que a Defesa Civil trabalha é de uma região que acumulou chuva e traz uma insegurança para toda a área de morro da Região Metropolitana", diz o secretário-executivo de Defesa Civil, Leonardo Rodrigues.

Segundo Rodrigues, o número oficial de óbitos segue em 91 pessoas. Enquanto 6.170 pessoas estão desabrigadas.

Atualização de mortes

Apesar do governo do Estado não atualizar os dados de mortos, nesta segunda-feira (30), os óbitos, que somavam 91 ao todo, passam para 93 após a confirmação do Corpo de Bombeiros do resgate de dois corpos, em Monte Verde e no município de Camaragibe, no dia de hoje. 

Chuva

A Apac renovou o alerta amarelo, de estado de observação, que é válido para a Zona da Mata Norte e Mata Sul, além da Região Metropolitana do Recife até esta terça-feira (31).

"Estamos renovando o aviso meteorológico, pois ainda há um resquício do sistema que passou durante o final de semana, com chances de provocar algumas pancadas de chuvas isoladas com intensidade moderada", destaca a Apac.

 

Comentários

Últimas notícias