AVISO METEOROLÓGICO

CHUVAS EM PERNAMBUCO: Apac alerta para precipitação no Grande Recife e Zona da Mata

A previsão é de chuva moderada, podendo chegar à intensidade forte

Imagem do autor Imagem do autor
Cadastrado por

Katarina Moraes, Amanda Azevedo

Publicado em 03/06/2022 às 17:20 | Atualizado em 06/06/2022 às 17:38
Notícia
X

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu, na tarde desta sexta-feira (3), um novo alerta de chuva para o Grande Recife, Zona da Mata Norte e Zona da Mata Sul do Estado. O aviso é válido até este sábado (4).

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por APAC (@apac_oficial)

"As regiões Metropolitana do Recife, Mata Norte e Mata Sul seguem com condição de risco devido os acumulados sequenciais de chuvas e a previsão indicar chuvas moderadas para todo o Litoral até a manhã deste sábado (4), com maior probabilidade na Mata Sul, podendo chegar à intensidade forte em alguns pontos", explicou a agência.

A Apac prevê que o acumulado de chuvas esperado para junho de 2022 deve ultrapassar a média histórica para o mês, de 337,6 milímetros na Região Metropolitana do Recife. O inverno no hemisfério sul começa oficialmente em 21 de junho.

"O que não sabemos ainda é se essa chuva vai ser distribuída ao longo de junho ou se vai ser mais concentrada, como aconteceu maio, quando praticamente não choveu nos 20 primeiros dias. Temos que ir acompanhando diariamente para ver se vai ser ao longo do mês ou mais concentrada", disse a meteorologista Zilurdes Lopes.

Desde abril, a Apac já havia alertado que choveria mais que o normal em maio, junho, julho e agosto, quando as médias histórias de precipitação são de 291 mm, 337,6 mm, 314 mm e 176,9 mm, respectivamente.

A preocupação é se as chuvas serão espaçadas durante o mês de junho ou se cairão de uma vez, como aconteceu em maio, quando o Estado registrou o maior desastre natural em quantidade de vítimas do século 21.

Vítimas da chuva em Pernambuco

O Corpo de Bombeiros confirmou, na manhã desta sexta-feira (3), que foi encontrado o corpo da última pessoa que estava desaparecida após deslizamentos de barreiras no bairro Areeiro, em Camaragibe, no Grande Recife. Com isso, sobe para 128 o número de mortos em decorrência das chuvas, desde o dia 25 de maio em Pernambuco.

Tags

Autor