METEOROLOGIA

Chuvas em junho devem ser acima da média histórica no Grande Recife, diz Apac

Média de junho já é naturalmente mais alta que a de maio, mês que registrou o maior desastre natural em quantidade de vítimas do século 21 em Pernambuco, com 123 mortes até o momento em decorrência das chuvas

Imagem do autor
Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 02/06/2022 às 11:59 | Atualizado em 03/06/2022 às 15:16
Notícia
X

Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac) prevê que o acumulado de chuvas esperado para junho de 2022 deve ultrapassar a média histórica para o mês, de 337,6 milímetros na Região Metropolitana do Recife. O inverno no hemisfério sul começa oficialmente em 21 de junho.

A preocupação é se as chuvas serão espaçadas durante o mês ou se cairão de uma vez, como aconteceu em maio, quando o Estado registrou o maior desastre natural em quantidade de vítimas do século 21, com 126 mortes até o momento em decorrência das chuvas.

 

"O que não sabemos ainda é se essa chuva vai ser distribuída ao longo de junho ou se vai ser mais concentrada, como aconteceu maio, quando praticamente não choveu nos 20 primeiros dias. Temos que ir acompanhando diariamente para ver se vai ser ao longo do mês ou mais concentrada", disse a meteorologista Zilurdes Lopes.

Desde abril, a Apac já havia alertado que choveria mais que o normal em maio, junho, julho e agosto, quando as médias histórias de precipitação são de 291 mm, 337,6 mm, 314 mm e 176,9 mm, respectivamente.

"No litoral, o período de mais chuva é de abril a julho. Assim, maio já faz parte do período chuvoso da região; mas junho e julho são os meses mais chuvosos, climatologicamente falando", afirmou a meteorologista Zilurdes Lopes.

De acordo com Zilurdes, as fortes chuvas são consequência do aumento de temperatura do mar. "Quando o mar está mais aquecido, temos muito mais umidade na atmosfera, que volta em forma de chuva para a superfície", explicou.

Qual a previsão do tempo para esta sexta (3)?

Segundo a Apac, esta sexta-feira (3) terá chuva de fraca a moderada (de 10 a 30 mm) na Região Metropolitana do Recife, Mata Norte e Mata Sul do Estado. No Agreste, Sertão de Pernambuco e no Sertão do São Francisco, a precipitação deverá ser fraca (de 2 a 10 mm).

Qual a tendência de chuva para os próximos dias?

Para os próximos dias, ainda não há uma previsão definida, apenas uma tendência. A expectativa da Apac é que chova de forma moderada (de 30 a 50 mm) na RMR e na Zona da Mata neste sábado (4), de forma fraca a moderada no Agreste e no Sertão de Pernambuco, e de forma fraca no Sertão de São Francisco.

Já para o domingo (5), a população pode esperar chuva entre fraca a moderada na RMR e na Zona da Mata. Não há previsão de chuva para o Agreste, Sertão e Sertão do São Francisco.

Tags

Autor