RISCO

Condomínio em Candeias, Jaboatão dos Guararapes, é interditado com diversas rachaduras

Todos os moradores tiveram que sair às pressas do imóvel, que foi reavaliado na manhã deste sábado (4/6) pela Defesa Civil de Jaboatão. Interdição foi mantida

Imagem do autor
Cadastrado por

Roberta Soares

Publicado em 04/06/2022 às 18:22 | Atualizado em 04/06/2022 às 18:38
Notícia
X

Moradores do Edifício Dallas, localizado na Avenida Ulisses Montarroyos, em Candeias, Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, levaram um susto na noite desta sexta-feira (3/6). Um dos três blocos do conjunto apresentou diversas rachaduras internas e externas, provocando a interdição do imóvel pela Defesa Civil do município.

O edifício é do tipo caixão, o que potencializou ainda mais o receio dos moradores devido aos casos de desabamentos que já foram registrados com esse tipo de construção no Grande Recife. Os moradores dos 16 apartamentos do bloco B - são três blocos, cada um com 16 apartamentos - tiveram que deixar o imóvel às pressas.

Segundo informações da Prefeitura de Jaboatão, os técnicos da Defesa Civil estiveram no local por volta das 20h da sexta, acionados pelos moradores. Após uma inspeção, avaliaram que a estrutura apresentava riscos e, por isso, optaram pela interdição.

REPRODUÇÃO
Os blocos A e C não foram interditados, mas também terão que ser incluídos no diagnóstico devido aos impactos do bloco B. O edifício tem mais de 30 anos de construção - REPRODUÇÃO

Na manhã deste sábado (4/6), a Defesa Civil retornou ao local para uma inspeção mais detalhada e manteve a avaliação de risco. Ficou acertado entre o órgão municipal e o condomínio do Dallas que será realizada uma análise privada das condições do imóvel - executada por um engenheiro calculista contratado pelos condôminos.

E que somente depois desse diagnóstico apontando as causas e as possíveis soluções é que a Defesa Civil reavalia a situação. Também será montado um cronograma para retirada de pertences pessoais dos moradores. Os blocos A e C não foram interditados, mas também terão que ser incluídos no diagnóstico devido aos impactos do bloco B. O edifício tem mais de 30 anos de construção.

Jaboatão dos Guararapes é um dos municípios do Grande Recife com histórico de interdição de prédios. Um dos casos mais graves aconteceu no Edifício Areia Branca, que era sobre pilotis e caiu em 2004, deixando quatro mortos.

Tags

Autor