VERTIMENTO

"Não há razão para pânico", destaca Apac sobre barragem de Tapacurá

Com o grande volume de chuvas em Pernambuco, a barragem de Tapacurá iniciou o processo de vertimento, que é quando o excesso de água acumulado pelo reservatório é extravasado

Imagem do autor
Cadastrado por

Amanda Azevedo

Publicado em 07/06/2022 às 18:59 | Atualizado em 07/06/2022 às 19:07
Notícia
X

Com o grande volume de chuvas em Pernambuco, a barragem de Tapacurá, em São Lourenço da Mata, no Grande Recife, iniciou, nesta terça-feira (7), o processo de vertimento, que é quando o excesso de água acumulado pelo reservatório é extravasado.

"Essa água em excesso é derramada pelo vertedor (também conhecido como sangrador da barragem), que é uma estrutura prevista no dimensionamento dessas obras hídricas", explica a Apac, em nota.

A barragem de Tapacurá integra o Sistema de Contenção de Cheias do Rio Capibaribe, que é monitorado diariamente pela equipe técnica da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) e da Compesa, e inclui também as barragens Jucazinho (Surubim), Carpina (Lagoa do Carro) e Goitá (Paudalho).

"Lembramos que todo esse processo de vertimento é um mecanismo de segurança previsto nos projetos para o adequado funcionamento dos reservatórios. Portanto, não há razão para pânico", reforça a Apac.

Leia a íntegra da nota da Apac sobre a barragem de Tapacurá

A Apac informa que a barragem de Tapacurá iniciou nesta terça-feira (07) o processo de vertimento que é quando o excesso de água acumulado pela barragem é extravasado, com segurança, para o que a gente chama de Jusante. Essa água em excesso é derramado pelo vertedor(também conhecido como Sangrador da barragem), que é uma estrutura prevista no dimensionamento dessas obras hídricas.

Lembramos que todo esse processo de vertimento dos reservatórios é um mecanismo de segurança previsto nos projetos para o adequado funcionamento dos reservatórios. Portanto, não há razão para pânico.

Os reservatórios integram o Sistema de Contenção de Cheias do Rio Capibaribe, que é monitorado diariamente pela equipe técnica da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) e da Compesa. Reforça-se que os reservatórios formam o sistema, composto ainda pelas barragens de Jucazinho (Surubim), Carpina (Lagoa do Carro), Tapacurá (São Lourenço da Mata) e Goitá (Paudalho).

A população deverá seguir as orientações das Defesas Civis municipais.

Tags

Autor