CNH

Nova CNH: veja as principais mudanças

A mudança passou desde o formato a linguagem na documentação.

Imagem do autor
Cadastrado por

Bruno Vinicius

Publicado em 09/06/2022 às 9:56 | Atualizado em 09/06/2022 às 10:07
Notícia
X

Desde a semana passada, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) está com um novo formato. Por alterações estabelecidos pela resolução 886/2021 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o documento será válido para todas que serão emitidas ou substituídas a partir de 1º de junho deste ano. A mudança passou desde o formato a linguagem na documentação.

O novo modelo da CNH é semelhante ao padrão utilizado em outros países, redistribuindo as informações no documento. Por isso, a nova carteira terá identificação em português, inglês e francês. Além disso, a segurança também foi priorizada na nova. O modelo permitirá que se evite falsificações com novas tecnologias, a exemplo do uso de tinta que brilha no escuro, holograma e impressão reativa a luz ultravioleta.

Além disso, continua a utilização do QR Code no verso do documento para que os motoristas tenham acesso à carteira digital. O documento mede 85 x 120mm aberta e 85 x 60mm dobrada.

De acordo com o Detran-PE, será mantida a validade de 10 anos para motoristas de até 50 anos de idade, cinco anos para quem tem até 69 anos, e três anos para os condutores a partir dos 70 anos. 

A CNH antiga ainda vale?

As duas carteiras continuarão validadas até ocorrer a troca completa do novo modelo da CNH. 

A mudança de carteira ainda não é para todos os motoristas. Só será necessária a troca os condutores que renovarão sua habilitação, adicionarão uma categoria, pedirão revisão de algum dado impresso, quem solicitar a segunda via de documento e para quem tirar a carteira de motorista pela primeira vez.

DIVULGAÇÃO/CONTRAN
Nova CNH, que valerá a partir de junho - DIVULGAÇÃO/CONTRAN

O órgão afirma que os condutores pernambucanos devem agendar os serviços de renovação e mudança de categoria da CNH no site do Detran-PE (www.detran.pe.gov.br). A solicitação para a primeira prova destinada a 1ª via da CNH, é realizada por meio dos Centros de Formação de Condutores (CFCs). No site do Detran-PE também é possível encontrar tabela com todas as taxas referentes a cada solicitação.

Assinatura

A carteira também terá mudanças na estrutura. A assinatura do motorista, por exemplo, vai ficar embaixo da foto. Já as categorias em que o condutor tem habilitação ficarão dispostas em um quadro com a silhueta de veículos. A parte inferior terá as restrições médicas e o exercício de atividade remunerada.

Tags

Autor