TRÂNSITO

Detran-PE suspende emissão de CNH. Entenda o motivo

O novo modelo da CNH é semelhante ao padrão utilizado em outros países, redistribuindo as informações no documento

Imagem do autor
Cadastrado por

Bruno Vinicius

Publicado em 27/05/2022 às 14:14 | Atualizado em 27/05/2022 às 14:33
Notícia
X

O Detran-PE suspenderá a emissão da Carteira Nacional de Habilitação até a terça-feira (31). O objetivo é realizar a substituição do documento pelo novo modelo, de acordo com resolução 886/2021 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que será válido para todas que serão emitidas ou substituídas a partir de junho deste ano. O novo modelo da CNH é semelhante ao padrão utilizado em outros países, redistribuindo as informações no documento.

O órgão retoma a emissão a partir da quarta-feira (1), com a implementação do novo modelo.

De acordo com o Detran, ficam mantidas a validade de 10 anos para motoristas de até 50 anos de idade, cinco anos para quem tem até 69 anos, e três anos para os condutores a partir dos 70 anos. O
documento mede 85 x 120mm aberta e 85 x 60mm dobrada.

O órgão afirma que os condutores pernambucanos devem agendar os serviços de renovação e mudança de categoria da CNH no site do Detran-PE ( www.detran.pe.gov.br). A solicitação para a primeira prova destinada a 1ª via da CNH, é realizada por meio dos Centros de Formação de Condutores (CFCs). No site do Detran-PE também é possível encontrar tabela com todas as taxas referentes a cada solicitação.

Como vai ser a nova CNH?

Com a proposta de se assimilar ao modelo de outros países, a nova carteira terá identificação em português, inglês e francês. Além disso, há alterações em relação à segurança. O modelo permitirá que se evite falsificações com novas tecnologias, a exemplo do uso de tinta que brilha no escuro, holograma e impressão reativa a luz ultravioleta.

Além disso, continua a utilização do QR Code no verso do documento para que os motoristas tenham acesso à carteira digital.

Assinatura

A carteira também terá mudanças na estrutura. A assinatura do motorista, por exemplo, vai ficar embaixo da foto. Já as categorias em que o condutor tem habilitação ficarão dispostas em um quadro com a silhueta de veículos. A parte inferior terá as restrições médicas e o exercício de atividade remunerada.

 

Tags

Autor