meio ambiente

Mostra interativa sobre recifes de coral chega ao RioMar

Exposição com oito módulos mostra riqueza do oceano e faz alerta sobre degradação marinha

Imagem do autor
Cadastrado por

Ana Maria Miranda

Publicado em 10/06/2022 às 11:45 | Atualizado em 10/06/2022 às 11:49
Notícia
X

O RioMar Recife recebe, até o dia 19 de junho, a mostra Recife Mar. A exposição interativa é composta por painéis e diversas atividades lúdicas, tanto para exibir a riqueza do oceano como para fazer um alerta quanto à problemática da degradação marinha.

A Recife Mar mostra o mundo dos ambientes coralíneos e recifes de coral. Composta por oito módulos concentrados em duas passarelas do shopping, a exposição é uma iniciativa do projeto Coral Vivo, viabilizado com o patrocínio da Petrobras.

De acordo com os organizadores, a degradação marinha tem relação direta com o declínio dos ambientes recifais do mundo. Em Pernambuco, o Coral Vivo é coordenado pelo professor Dr. Ralf Cordeiro, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

"A mostra Recife Mar é uma exposição para toda a família. Jogos para crianças, telas interativas e um quiz de perguntas para adultos farão parte da programação diária do evento. A nossa ideia é promover conhecimento e informação de uma maneira divertida e bonita para que as pessoas percebam a importância do oceano para a vida na terra", conta Ralf Cordeiro.

No primeiro módulo, é possível assistir a um vídeo com imagens dos corais e recifes. O segundo módulo da mostra é dedicado a Pernambuco e ao pesquisador francês Jacques Laborel, que trabalhou no Instituto de Biologia Marinha e Oceanografia na década de 60 e fez um estudo extenso sobre os recifes brasileiros.

No terceiro módulo da exposição, é possível ver vídeos com imagens antigas que apresentam as transformações do litoral pernambucano com o passar do tempo. O quarto e o quinto módulos reforçam a importância dos recifes. Já o sexto e o sétimo são dedicados às condutas e ações de conservação dos ambientes coralíneos. Há ainda um quiz com perguntas para o visitante responder.

No último módulo, o oitavo, são expostas amostras biológicas de seres que vivem nos recifes de Pernambuco, além de informações sobre a importância da conservação marinha e um painel que pode ser usado para selfies e fotos dos visitantes com réplicas das espécies recifais.

Após deixar o shopping, a mostra ficará por um ano no Museu de Oceanografia da Universidade Federal de Pernambuco. Na nova etapa, a exposição ganhará conteúdos exclusivos, como um módulo sobre a Década do Oceano, além de um aquário de invertebrados marinhos.

Projeto Coral Vivo

Patrocinado pela Petrobras desde 2006, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, o projeto Coral Vivo trabalha com pesquisa, educação, políticas públicas, comunicação e sensibilização para a conservação e a sustentabilidade socioambiental dos ambientes recifais e coralíneos do Brasil.

O projeto foi concebido no Museu Nacional/UFRJ e hoje é realizado por 14 universidades e institutos de pesquisa. O projeto está vinculado ao Instituto Coral Vivo, que já foi coordenador executivo do Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Ambientes Coralíneos (PAN Corais) e segue apoiando a iniciativa.

O Coral Vivo integra a Rede BIOMAR, junto com os projetos Albatroz, Baleia Jubarte, Golfinho Rotador e Meros do Brasil. Também patrocinados pela Petrobras, eles atuam de forma complementar na conservação da biodiversidade marinha do País.

As ações do Projeto Coral Vivo são viabilizadas também pelo copatrocínio do Arraial d’Ajuda Eco Parque.

Serviço
Exposição Recife Mar
Local: RioMar Recife
Horário: 9h às 22h
Data: 9 a 19 de junho
Endereço: Av. República do Líbano, 251 - Pina, Recife - PE, 51110-160

Tags

Autor