CHUVAS

Chuvas em Pernambuco: barreira desliza em Jaboatão neste sábado, cidade que mais teve mortes no Estado

Episódio acontece exatamente duas semanas depois do pior dia das chuvas de 2022 até agora

Imagem do autor
Cadastrado por

Roberta Soares

Publicado em 11/06/2022 às 17:25 | Atualizado em 13/06/2022 às 10:41
Notícia
X

Duas semanas depois do pior dia de chuvas registradas este ano em Pernambuco - quando somente no sábado 27/5 morreram 101 das 129 vítimas das águas -, o município de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, voltou a registrar um novo deslizamento de barreiras. Neste sábado (11/6), mais uma vez a terra desmoronou sobre uma casa e sobre seis pessoas. Por sorte, desta vez não deixou vítimas.

A cidade, vale ressaltar, foi a que concentrou o maior número de mortes provocadas, em quase sua totalidade, por deslizamentos de barreiras: das 129 vítimas fatais do Estado (128 somente no Grande Recife), 64 foram em ocorrências em Jaboatão dos Guararapes. Na sequência, ficou o Recife (50), Camaragibe (7), Olinda (6), Limoeiro (1) e Paulista (1).

MEMORIAL: nomes das vítimas das chuvas em Pernambuco 2022

Eram duas famílias que residiam no local - quatro numa parte e duas em outra. Segundo o Corpo de Bombeiros, as pessoas não chegaram a ser soterradas e saíram do local com a ajuda de vizinhos e sem ferimentos graves. O deslizamento teria acontecido por volta das 11h, quando o Corpo de Bombeiros foi acionado. A casa ficava na Rua Marrocos, no bairro de Sucupira, uma rua conhecida como "da Areia".

GUGA MATOS/JC IMAGEM
Jaboatão concentrou o maior número de mortes provocadas, em quase sua totalidade, por deslizamentos de barreiras: das 129 vítimas fatais do Estado (128 somente no Grande Recife), 64 foram em ocorrências na cidade - GUGA MATOS/JC IMAGEM

Três viaturas foram enviadas ao local, mas quando os militares chegaram verificaram que não havia vítimas. A Defesa Civil de Jaboatão foi acionada para auxiliar a família e, segundo a prefeitura, o imóvel foi interditado para uma vistoria e, por enquanto, as famílias se abrigaram na casa de parentes.


PERFIL DAS VÍTIMAS DAS CHUVAS

Das 129 vítimas, 120 (ou 93%) morreram soterradas em deslizamentos de barreiras e 9 (que representa 7%) vieram a óbito por afogamento. As mortes aconteceram principalmente nos dias 28 (101) e 29 de maio (17), e o restante nos dias 25 (5), 30 (3), 31 (2) do mesmo mês. Apenas uma foi registrada no dia 7 de junho.

CHUVAS EM PERNAMBUCO: sem transparência do poder público, JC dá nome às vítimas da maior tragédia do Estado no século 21

ARTES JC
VITIMAS DAS CHUVAS - ARTES JC

As mulheres foram as grandes vítimas: 71 das 129 mortes (55%), enquanto 58 (45%) eram homens. Das 129 pessoas, 63 tinham entre 31 e 65 anos; 24 estavam na faixa entre 18 e 30 anos; 24 eram crianças de 1 a 12 anos; 8 eram adolescentes de 13 a 17 anos; um era recém-nascido; e 9 tinham mais de 65 anos.

No georreferenciamento, foi levado em consideração o local do deslizamento de barreira ou enchente. Os bairros, e suas respectivas cidades, onde aconteceram os óbitos foram Cohab, no Recife (25 mortes); Dois Carneiros, em Jaboatão (24); Barro, no Recife (9); Padre Roma, Muribeca (ambos em Jaboatão) e Ibura(Recife), todos com 7 vítimas; Santo Aleixo, Curado (ambos em Jaboatão) e Alto Santo Antônio (Camaragibe), todos com 6; Cavaleiro (Jaboatão), com 4; Guabiraba (Recife), com 3; Zumbi do Pacheco, Engenho Velho (ambos em Jaboatão), Peixinhos e Córrego do Abacaxi (ambos em Olinda), todos com 2;

O restante, com uma morte cada, foram Tejipió, Dois Irmãos, Córrego do Jenipapo, Casa Amarela, Cajueiro, Alto Santa Terezinha (todos no Recife), Sucupira, Socorro, Piedade, Loteamento 92, Comporta, Alto da Colina (todos em Jaboatão), Santa Tereza, Águas Compridas (ambos em Olinda), Jaguaribe (Paulista), Zona Rural de Limoeiro e Bairro dos Estados (Camaragibe).

Prefeitura de Jaboatão
Prefeitura de Jaboatão realizou mutirão de serviços para atender as vítimas das chuvas na cidade - Prefeitura de Jaboatão

MUTIRÃO

Também neste sábado (11), a Prefeitura de Jaboatão e a Marinha do Brasil realizaram, um mutirão de serviços para os moradores do bairro da Muribeca, que foi um dos principais atingidos pelas chuvas. O atendimento aconteceu das 8h às 14h, na Rua Um. Entre os serviços gratuitos oferecidos, consultas clínicas e psicológicas, tratamento odontológico, exames de mamografia, vacinação, emissão do Cartão SUS, inscrição e renovação do CadÚnico.


 

 

Também houve distribuição de roupas e cestas básicas. O prefeito Mano Medeiros acompanhou os trabalhos pessoalmente e ressaltou a importância dos mutirões. “Desde a semana passada estamos descentralizando os serviços com o nosso programa Mais Jaboatão Solidário para que os moradores que sofreram perdas com as chuvas possam ser atendidos próximo de casa. Essas pessoas precisam recomeçar suas vidas e a nossa gestão está dando todo apoio. Na próxima segunda (13), estaremos de volta a Muribeca com outro mutirão de serviços”, afirmou o prefeito.

Tags

Autor