CHUVAS

Chuva forte em Pernambuco: Apac e Inmet emitem alerta para regiões do Estado; saiba mais

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta para a possibilidade de transtornos em decorrência das alterações climáticas

Imagem do autor Imagem do autor
Cadastrado por

Ana Maria Miranda, Bruno Vinicius

Publicado em 15/06/2022 às 11:11 | Atualizado em 15/06/2022 às 18:56
Notícia
X

Chuvas fortes poderão atingir Região Metropolitana do Recife, Agreste e Matas Norte e Sul de Pernambuco entre esta quarta e a quinta-feira (16).

Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu um aviso meteorológico sobre um sistema frontal que está se deslocando do sul para o norte, atingindo principalmente a Zona da Mata e o Agreste, já nesta quarta.

A Apac enviou um aviso com nível laranja, indicando "estado de atenção", que aponta para risco de moderado a alto.

No comunicado, a agência afirma que o sistema meteorológico está passando por Alagoas, mas que deverá chegar na Mata Sul e Agreste de Pernambuco na noite de quarta-feira (15), onde deve haver maiores acumulados de chuvas a partir da quinta-feira (16).

A Apac afirma que até a sexta-feira (17), esse sistema frontal deve atuar na Mata Sul e Agreste do Estado, mas que o canal de umidade pode continuar se deslocando com possibilidade de chegar até a Região Metropolitana do Recife. 

Nessa segunda-feira (13), a agência já tinha informado sobre uma frente fria que saiu do Sul da Bahia, na divisa com Minas Gerais, que iria provocar chuvas  em Pernambuco. "A frente fria tende a avançar durante a semana. Ela não chega a entrar em Pernambuco, porém manda algumas instabilidades para cá, nebulosidades também", afirmou o meteorologista Fabiano Prestrêlo, em entrevista ao JC.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por APAC (@apac_oficial)

D acordo com a meteorologista Zilurdes Lopes, as regiões que vão sentir mais o impacto do sistema frontal são o Agreste e Mata Sul de Pernambuco, que têm previsão de chuvas moderadas já a partir desta quarta-feira. Além das chuvas, essas duas regiões devem ter queda na temperatura a partir de hoje.

A meteorologista apontou que as chuvas que cairão nesta quarta-feira (15) são comuns para o mês de junho. "Esse mês de junho, quando se espera que chova todos os dias na Zona da Mata e na Região Metropolitana. É um dos meses que mais chove nessas regiões. Pelo menos com intensidade moderada", disse Zilurdes.

INMET

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta para a possibilidade de transtornos em decorrência das alterações climáticas.

 

Reprodução/INMET
Inmet emitiu um alerta para Agreste, Matas Sul e Norte, além da Região Metropolitana do Recife - Reprodução/INMET

O Instituto de Meteorologia publicou um aviso, que começa a partir das 15h desta quarta, para chuva entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia.

O alerta aponta risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios em cidades com tais áreas de risco.

A previsão de chuva com intensidade forte chega nas regiões que foram atingidas no fim de maio e início de chuva com o grande volume pluviométrico, em que deixou 129 mortes, além de pessoas desabrigadas e desalojadas.

Tags

Autor