RELIGIÃO

Veja qual é o dia de São Pedro, por que é considerado santo da chuva e se é feriado

Santo é conhecido por trazer as chuvas, mas sua importância para a Igreja Católica ultrapassa isso

Imagem do autor
Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 25/06/2022 às 10:32 | Atualizado em 25/06/2022 às 10:32
Notícia
X

Aproxima-se o Dia de São Pedro, comemorado em 29 de junho, que dá continuidade aos festejos juninos. De tão popular, o santo é conhecido até por quem não é católico ou religioso como quem controla o tempo. Mas essa não é a única importância que tem para a Igreja: Pedro é considerado, também, o primeiro papa da história.

A história de São Pedro é marcada por superação e fé. O Santo, quando ainda era Simão, e seu irmão André pescavam quando Pedro foi chamado para ser seguidor de Jesus, de acordo com padre Zenilson Tibúrcio, pároco da Catedral de Caruaru, Agreste pernambucano. Devido à sua experiência, Pedro se tornou um santo.

Então, Pedro virou o líder do grupo de seguidores de Cristo e um dos 12 apóstolos. Jesus disse que ele seria o pescador dos homens e, tempos depois, o significado disso foi esclarecido: São Pedro se tornou o primeiro papa da Igreja. Ele recebeu o poder do Espírito Santo e recebeu "a chave dos céus".

O conhecido saber popular de que São Pedro influencia nas chuvas vem exatamente disso. "Quando as comportas do céu são abertas, elas se abrem também na Terra. A chuva vem das comportas do céu que foram abertas por ele", explica o padre Zenilson.

O Santo também foi o apóstolo que Jesus escolhe para "edificar a igreja", relatado no capítulo 16 do Evangelho de Mateus. A missão dele foi de dar continuidade à do filho de Deus - por isso, seguiu pregando mesmo após a morte do líder - até o ano 67, quando foi crucificado a mando do Império Romano de cabeça para baixo, porque dizia não ser digno de morrer da mesma forma que Jesus.

Chuvas para plantações de milho no Nordeste

As chuvas tão esperadas antes do período junino são pedidas pelas pessoas que acreditam no poder de São Pedro e sua boa vontade de abrir as comportas do céu para mandar as chuvas e molhar as plantações de milho. São Pedro é muito querido especialmente por ajudar na colheita desse alimento tão desejado e importante para o São João e por sua história de fé e força que ensina às pessoas que é possível superar os problemas.

Segundo o padre, São Pedro é considerado um "protótipo do ser humano" por sentir emoções puramente humanas e pode ser uma inspiração por ter passado por dificuldades, sentido medo e mesmo assim ter sido capaz de superar as adversidades.

Tags

Autor