tumulto

Após pátio do São João de Petrolina lotar, público começa confusão para forçar entrada; veja vídeo

Na lista de atrações da penúltima noite do São João de Petrolina estavam Pedro Cavalcante, Simone, Pedro Sampaio, Gusttavo Lima e Ávine Vinny

Imagem do autor
Cadastrado por

Ana Maria Miranda

Publicado em 26/06/2022 às 15:59 | Atualizado em 26/06/2022 às 17:32
Notícia
X

Um tumulto foi registrado durante a noite desse sábado (25) na entrada principal do Pátio de Eventos Ana das Carrancas, onde ocorre o São João de Petrolina, no Sertão de Pernambuco.

 

De acordo com a Polícia Militar, a confusão começou após o fechamento dos portões devido à lotação máxima do espaço (100 mil pessoas).

No sábado, penúltima noite da festa, as atrações eram Pedro Cavalcante, Simone (da dupla com Simaria), Pedro Sampaio, Gusttavo Lima e Ávine Vinny.

Segundo a PM, o público que não conseguiu entrar começou um tumulto na entrada principal do pátio para forçar a entrada, "com arremesso de pedras, garrafas de vidro, pedaços de ferro e madeira" contra o policiamento e seguranças do evento.

Reprodução
Público força entrada no São João de Petrolina após pátio lotar - Reprodução

"Diante da situação, o efetivo policial, com apoio da segurança privada, aplicou técnicas de Controle de Distúrbio Civil para dispersar a multidão", diz nota enviada pela polícia.

Não foram detalhadas quais seriam essas técnicas, mas áudios e vídeos recebidos pela reportagem indicam que houve o disparo de balas de borracha e uso de gás lacrimogêneo.

A Polícia Militar informou ainda que foi registrado dano ao patrimônio público e privado, além de desobediência, resistência e lesão corporal contra os policiais que foram atingidos pelos objetos arremessados pela multidão.

A polícia disse ainda que alguns envolvidos no ato - sem precisar quantos - foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil "para serem tomadas as medidas legais cabíveis".

Em nota, a Prefeitura de Petrolina informou que "o pátio tem capacidade de público limitada pelo quesito segurança e, após atingir o limite permitido, a orientação é que não seja liberada a entrada de outras pessoas até que seja reestabelecido o equilíbrio de fluxo de entrada e saída de pessoas, e assim garantindo a segurança e realização da festa".

A gestão municipal disse que preza pela segurança de todas as pessoas que participam do evento e conta com mais de 550 homens trabalhando durante os oito dias de festa para garantir a segurança viária, externa e interna de quem circula pelo Pátio de Eventos.

A prefeitura aconselha que o público chegue ao pátio cedo e caso a lotação máxima tenha sido atingida, retorne para casa. A gestão diz ainda que o novo Pátio de eventos é 10% maior que o antigo, e tem 55 mil metros quadrados.

"A Prefeitura reafirma ainda que não compactua com qualquer tipo de violência ou excessos e, até o momento, o quantitativo de ocorrências relevantes registradas é considerado baixo pela pelas forças de segurança que atuam no local durante as nove noites de festa".

Leia a íntegra da nota:

"A Prefeitura de Petrolina preza pela segurança de todas as pessoas que estão no evento e com isso, mais de 550 homens trabalham durante os oito dias de festa para garantir a segurança viária, externa e interna de milhares de pessoas que estão circulando pelo Pátio de Eventos Ana das Carrancas.

Infelizmente, na noite desse sábado (25), algumas pessoas que estavam na fila para ter acesso ao Pátio de Eventos Ana das Carrancas tentaram quebrar e derrubar os portões de saída de emergência, colocando em risco quem estava dentro e fora do espaço.

O Pátio tem capacidade de público limitada pelo quesito segurança e, após atingir o limite permitido, a orientação é que não seja liberada a entrada de outras pessoas até que seja reestabelecido o equilíbrio de fluxo de entrada e saída de pessoas, e assim garantindo a segurança e realização da festa. Com isso, as forças policiais aconselham que as pessoas cheguem cedo ao pátio e, ao haver essa lotação, o público retorne para suas casas.

Lembrando que o tamanho do novo Pátio de Eventos tem 55 mil metros quadrados e é cerca de 10% maior que o antigo. Tendo em vista a grandiosidade do evento e da estrutura, muitas pessoas procuraram o melhor São João do Brasil para aproveitar as festas juninas.

A Prefeitura reafirma ainda que não compactua com qualquer tipo de violência ou excessos e, até o momento, o quantitativo de ocorrências relevantes registradas é considerado baixo pela pelas forças de segurança que atuam no local durante as nove noites de festa".

Tags

Autor