alerta da apac

Chuva forte pode chegar a Pernambuco nesta quinta-feira (30) com aproximação de frente fria; veja previsão completa

Apac emitiu um alerta meteorológico válido a partir da noite desta quarta-feira (29); veja previsão de chuva

Imagem do autor
Cadastrado por

Ana Maria Miranda

Publicado em 29/06/2022 às 10:53 | Atualizado em 29/06/2022 às 10:58
Notícia
X

O estado de Pernambuco pode enfrentar mais um dia de chuvas com intensidade moderada a forte a partir da noite desta quarta-feira (29), se estendendo até a quinta-feira (30).

A previsão do tempo da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) indica que o Grande Recife e a Zona da Mata podem ter chuvas entre 50 e 100 mm.

Por causa disso, a Apac emitiu um alerta meteorológico, na cor laranja (estado de atenção), com nível de risco moderado a alto. Além de chuva moderada a forte no Grande Recife, Mata Norte e Mata Sul, o Agreste deve enfrentar chuvas moderadas.

De acordo com a meteorologista Aparecida Fernandes, uma frente fria avança pelo oceano e causa instabilidades em alguns estados do Nordeste. Junto com ela, ocorre ainda o sistema meteorológico distúrbio ondulatório de leste (DOL).

"A frente fria intensifica os distúrbios de leste, que são comuns para essa época do ano. O distúrbio se forma no oceano e se intensifica quando chega no litoral", afirma a especialista.

Segundo a meteorologista, já chove forte em estados como a Paraíba e o Rio Grande do Norte. "Esse sistema está se deslocando para Pernambuco", pontua.

Para o Agreste e o Sertão, a previsão é de chuva fraca a moderada na quinta-feira (30).

Tags

Autor