manifestação

Protesto interdita BR-101 no Ibura, Zona Sul do Recife, para cobrar auxílio das chuvas

Moradores da localidade reivindicam maior atenção para as áreas de risco

Imagem do autor
Cadastrado por

Ana Maria Miranda

Publicado em 19/07/2022 às 7:31 | Atualizado em 19/07/2022 às 8:42
Notícia
X

Com informações da repórter Cinthia Ferreira, da TV Jornal

Um protesto realizado na manhã desta terça-feira (19) interdita a BR-101, na altura do bairro do Ibura, na Zona Sul do Recife, no sentido Cabo de Santo Agostinho.

Os moradores da localidade reivindicam maior atenção para as áreas de risco, pedem a construção de muros de arrimo e de canaletas e cobram o recebimento do auxílio emergencial para quem foi atingido pelas chuvas dos últimos meses.

Welington Lima/JC Imagem
Moradores do Ibura pedem maior atenção às áreas de risco e cobram pagamento de auxílio emergencial - Welington Lima/JC Imagem
Welington Lima/JC Imagem
Protesto na BR-101, na altura do bairro do Ibura, na Zona Sul do Recife - Welington Lima/JC Imagem
Welington Lima/JC Imagem
Trânsito devido ao protesto na BR-101 - Welington Lima/JC Imagem
Welington Lima/JC Imagem
Grupo ateou fogo em pneus na BR-101 - Welington Lima/JC Imagem
Welington Lima/JC Imagem
PRF acompanha protesto na BR-101, no Ibura - Welington Lima/JC Imagem
Welington Lima/JC Imagem
Manifestação na altura do bairro do Ibura, na BR-101 - Welington Lima/JC Imagem

De acordo com os manifestantes, muitos deles precisaram deixar suas casas após a tragédia e não podem retornar enquanto não houver uma vistoria da Autarquia de Urbanização do Recife (URB).

Na Rua Jovem João dos Santos Neto, onde os manifestantes moram, três pessoas da mesma família - uma mulher e duas crianças - morreram em um deslizamento de barreira nas chuvas do último dia 28 de maio.

As vítimas foram Elisângela da Silva Rocha, 36 anos, e os filhos dela, Emily Marques, 5, e Caíque Marques, 7, que morreram soterrados.

O mesmo grupo já fez um protesto no último dia 6 de julho, mas segundo eles, nada mudou.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Polícia Militar acompanham a manifestação. O Corpo de Bombeiros foi acionado para apagar o fogo na pista.

Por volta das 8h30, o protesto havia sido encerrado.

Resposta da Prefeitura do Recife

Em nota, a Prefeitura do Recife informou que mais de 16,4 mil famílias afetadas pelas chuvas do fim de maio já tiveram acesso ao benefício, no valor de R$ 2.500, totalizando mais de R$ 41 milhões em desembolsos.

De acordo com a gestão municipal, mais de 40 mil pessoas foram cadastradas no Recife. A prefeitura afirma ainda que a Autarquia de Urbanização do Recife (URB) já realizou obras para prevenção de deslizamentos na Lagoa Encantada.

A gestão aponta que foram beneficiadas as ruas Benigno de Vasconcelos, Ernesto Lundgren, Travessa São João e João Jovem dos Santos.

"A Autarquia informa que irá licitar novos projetos de obras para construção de encostas e também será contemplada a rua Jornalista Nelson Rodrigues", diz a nota da gestão municipal.

A Prefeitura do Recife disponibiliza o número 0800.2810313 para que a população tire dúvidas sobre o Auxílio Municipal e Estadual. O atendimento é feito de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Também é possível acionar o WhatsApp oficial da Prefeitura, através do (81) 9 9117.1407.

A Prefeitura disse ainda que pleiteia, junto ao Governo Federal, a liberação de recursos do FGTS para mitigar o sofrimento das famílias que não estão em áreas de vulnerabilidade social ou que não possuem perfil para CadÚnico, mas que foram afetadas.

Tags

Autor