CHUVAS EM PERNAMBUCO

CHUVAS EM PERNAMBUCO: Em julho, mais da metade dos municípios registraram chuvas acima da média em Pernambuco; saiba quais

Boa parte dos municípios de Pernambuco registraram chuvas acima da média em julho

Imagem do autor
Cadastrado por

Julianna Valença

Publicado em 28/07/2022 às 11:45 | Atualizado em 28/07/2022 às 12:34
Notícia
X

As chuvas continuaram a cair em Pernambuco no mês de julho. Conforme previsão feita pela Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac), boa parte dos municípios registraram chuvas acima da média neste mês.

Dados coletados pela Agência do período de 1 de julho a 27 de julho apontam que 112 dos 184 municípios do Estado registraram maior pluviosidade no mês.

LEIA TAMBÉM: Vem mais chuva por aí! Novas precipitações são previstas para o final de semana; confira a previsão do tempo de Pernambuco

Segundo o meteorologista Vinicius Gomes, os eventos mais intensos de chuvas em Pernambuco em 2022 estão ligados à continuidade dos fenômenos La Niña (resfriamento anormal das águas superficiais do oceano Pacífico) e Dipolo Atlântico (anomalia da temperatura do Oceano Atlântico).

“A temperatura do Oceano Atlântico é importante também para a gente porque é ele que margeia Pernambuco. Os dois fenômenos fazem com que tenhamos chuvas acima do normal”, esclareceu o especialista.

CONFIRA AS CIDADES QUE SUPERARAM A MÉDIA DE PLUVIOSIDADE POR REGIÃO:

REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE

Itamaracá 

ZONA DA MATA

Água Preta; Amaraji; Barreiros; Belém de Maria; Buenos Aires; Camutanga; Carpina; Catende; Ferreiros; Gameleira; Itambé; Jaqueira; Joaquim Nabuco; Macaparana; Maraial; Palmares; Primavera; Quipapá; Ribeirão; Rio Formoso; São Benedito do Sul; Timbaúba; Tracunhaém; Vicência; Xexéu.

AGRESTE

Agrestina; Águas Belas; Altinho; Angelim; Barra de Guabiraba; Belo Jardim; Bom Conselho; Bonito; Brejão; Brejo da Madre de Deus; Buíque; Cachoeirinha; Caetés; Camocim de São Felix; Capoeiras; Correntes; Cupira; Feira Nova; Garanhuns; Iati; Ibirajuba; Itaiba; João Alfredo; Jucati; Jupi; Jurema; Lagoa do Ouro; Lajedo; Palmeirina; Panelas; Paranatama; Passira; Pesqueira; Poção; Sairé; Saloá; Sanharó; Santa Cruz do Capibaribe; Santa Maria do Cambuca; São Bento do Una; São Caetano; São João; São Joaquim do Monte; São Vicente Férrer; Tacaimbó; Taquaritinga do Norte; Terezinha; Tupanatinga; Venturosa.

SERTÃO

Afogados da Ingazeira; Araripina; Arcoverde; Bodocó; Brejinho; Cabrobó; Carnaíba; Carnaubeira da Penha; Cdreo; Custódia; Exu; Floresta; Granito; Ibimirim; Iguaraci; Inajá; Ingazeira; Ipubi; Itapetim; Lagoa Grande; Manari; Mirandiba; Moreilândia; Ouricuri; Parnamirim; Petrolina; Quixaba; Santa Maria da Boa Vista; São José do Belmonte; São José do Egito; Sertânia; Solidão; Tabira; Tacaratu; Terra Nova; Triunfo; Tuparetama.

As imagens dos transtornos causados pelas fortes chuvas em Olinda

Chuvas no primeiros dias de julho superam previsão para o mês todo

Entre os dias 1º e 5 de julho, 44 municípios de Pernambuco registraram chuvas acima do que estava previsto para todo o mês, de acordo com a média histórica de cada localidade.

O município que teve chuva mais expressiva de acordo com o que era esperado para o período foi Araripina, no Sertão do Estado. A cidade teve acúmulo de precipitação de 328% no território, onde normalmente chove 8 milímetros em julho, registrando no período 26.2 mm.

Nos meses anteriores, de janeiro a maio, as chuvas ficaram dentro da normalidade em grande área do Sertão e Agreste. Já no Sertão do Pajeú, na RMR e Zona da Mata do Estado, foi acima da média, segundo APAC.

Tags

Autor