É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também
diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Artigo
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do
jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Investigativa
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige
técnicas e recursos específicos.
Content Commerce
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
Análise
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados.
Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Editorial
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
Patrocinada
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Checagem de fatos
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
Contexto
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um
fato ou notícia.
Especial
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um
determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens
que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Entrevista
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e
respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do
entrevistado reproduzida entre aspas.
Crítica
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções
artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.
Um incêndio de grandes proporções destruiu um estabelecimento comercial em Abreu e Lima, no Grande Recife, entre a tarde e a noite dessa quarta-feira (31). O caso aconteceu na Avenida Duque de Caxias, no Centro da cidade, às margens da BR-101, e ainda não se sabe o que o provocou.
As chamas começaram em um horário de grande movimento na região. À reportagem, a população contou que o fogo era tão alto que quem trabalhava do outro lado da avenida conseguia sentir o calor.
O Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco(CBMPE) foi acionado para a ocorrência às 17h06, e enviou sete viaturas ao local, sendo três caminhões de incêndio, um auto tanque (apoio para o suprimento de água), duas de comando operacional e uma ambulância.
O incêndio se concentrou no 1° andar, onde funcionava como depósito da loja de utilidades. Os Bombeiros informaram que houve destruição total de todo material que se encontrava no pavimento, em sua maioria plástico, bem como comprometimento da estrutura física da edificação.
O trabalho de rescaldo só foi finalizado no final de noite, por volta das 23h. Ao amanhecer, foi possível ver de perto os detalhes do estrago.
O teto ficou completamente destruído e parte da parede cedeu. Por isso, o estabelecimento está interditado. A Defesa Civil do município foi notificada e informou que se direciona ao local nesta quinta-feira (1º).
Prestaram apoio na ocorrência a Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) e a Neoenergia. Os trabalhos foram concluídos às 23h. Ninguém ficou ferido, apesar de haver funcionários dentro da loja na hora do incidente.
A reportagem do JC solicitou à Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) informações sobre a eventual abertura de uma investigação para apurar o caso e aguarda resposta.
Jornalista formada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Desde julho de 2019, faz parte da equipe do JC.COM.BR. Atualmente, como repórter de cidades, urbanismo e direitos humanos. Vencedora do Prêmio Urbana de Jornalismo 2021, finalista da Expocom NE 2021 e menção honrosa no 4º Prêmio de Jornalismo Mosca.
Localidade:Recife, PernambucoTelefone:twitter.com/katarinagmoraesCargo:RepórterCursoTreinamentos do Google de SEO e do Facebook sobre mídias digitais, Curso de Marketing Digital pela Universidade de São Paulo (USP); Curso de Comunicação Empresarial pela Universidade de Califórnia.