Vídeo: cratera se abre em calçada do Recife e "engole" homem
Caso aconteceu na tarde dessa segunda-feira (5) na Avenida Beira Rio, na Madalena, Zona Oeste do Recife
Com colaboração de Priscilla Cavalcanti, da TV Jornal
O piso de uma calçada da Avenida Beira Rio, na Madalena, Zona Oeste do Recife, cedeu na tarde dessa segunda-feira (5) enquanto um homem caminhava por ela. Ele caiu de costas e precisou de ajuda para sair do buraco.
Vídeo de câmeras de segurança mostra que a calçada, aparentemente, não estava danificada. Ao pisar no trecho, um buraco de cerca de um metro e meio se abre e o pé esquerdo da vítima afunda.
No momento, passava uma mulher que parou e estendeu a mão para ajudá-lo. Dois funcionários da Prefeitura do Recife, que estavam próximos ao local, conseguiram tirar o homem de dentro do buraco.
Depois, eles pegaram as madeiras para sinalizar a cratera. Mas, ao lado da calçada, também tem outro buraco já aberto. Um problema antigo, segundo a servidora pública Carla Moutinho, que mora no prédio em frente onde aconteceu o acidente.
“Isso foi um serviço antigo de uma encanação que passou aqui embaixo e não ficou bem feito. Avisamos à Emlurb que era necessário fechá-lo, porque aqui circula muita criança, muita gente idosa”, contou.
Ela disse que pelo menos duas notificações foram feitas ao órgão. Foram notificados, depois de 30 dias notificamos mais uma vez. Depois de mais 30 dias, novamente.”
Por nota, a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) afirmou que “o serviço de reparo no abatimento da via já estava na programação desta semana e que, nesta terça-feira (6), uma equipe já iniciou o serviço de reparo, que será concluído ainda hoje”.
A pasta também relacionou o problema ao aumento de abatimentos na rede de drenagem, que teria acelerado a erosão, às últimas chuvas, e à drenagem ser antiga na cidade.
“Após as últimas chuvas, os abatimentos aumentaram na rede de drenagem, acelerando também a erosão em outros pontos. Além disso, o Recife possui uma drenagem muito antiga, com algumas redes da década de 1960, sem falar nas ligações irregulares de esgoto que danificam a tubulação de forma mais rápida. A Emlurb informa ainda que, apenas em 2022, promoveu reparos em 1.089 abatimentos.”
Posicionamento da Prefeitura do Recife
"A Emlurb informa que o serviço de reparo no abatimento da via já estava na programação desta semana e que, nesta terça-feira (6), uma equipe já iniciou o serviço de reparo, que será concluído ainda hoje. Vale destacar que, após as últimas chuvas, os abatimentos aumentaram na rede de drenagem, acelerando também a erosão em outros pontos. Além disso, o Recife possui uma drenagem muito antiga, com algumas redes da década de 1960, sem falar nas ligações irregulares de esgoto que danificam a tubulação de forma mais rápida. A Emlurb informa ainda que, apenas em 2022, promoveu reparos em 1.089 abatimentos."