Desabamento de marquise: sobe o número de mortos em acidente na Mata Norte de Pernambuco
A confirmação de mais um óbito foi dada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) nesta segunda-feira (12)
O número de mortos no desabamento de marquise na noite desse domingo (11) em Aliança, Zona da Mata Norte de Pernambuco, subiu para cinco na manhã desta segunda-feira (12). Dessas, quatro morreram no local e outra em um hospital na Região Metropolitana do Recife (RMR).
Até o domingo, havia a confirmação de três óbitos. Na segunda, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) afirmou que quatro pessoas morreram no local. Ainda, a Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) registrou a morte de uma mulher de 46 anos em um hospital da RMR.
"As investigações foram iniciadas e seguem até o esclarecimento total do caso", disse a PCPE, que registrou o caso como "Morte a Esclarecer".
Leia também: Desabamento de marquise em Aliança - de quem é a culpa? Entenda o que diz a legislação de Pernambuco
De acordo com as informações da defesa civil do município de Aliança, 4 pessoas morreram - sendo três delas no local - e pelo menos 12 ficaram feridas na queda da marquise.
Entre as vítimas fatais estão duas adolescentes de 16 anos, uma mulher de 46 anos e uma idosa de 78 anos. Duas das mortes aconteceram no local do acidente, uma na Unidade Mista de Aliança e uma no Hospital da Restauração, no Recife.
Duas das vítimas foram atendidas na rede municipal de Aliança com ferimentos leves e passam bem.
Na rede estadual de saúde, pelo menos 11 pessoas foram atendidas. Dessas, 7 receberam alta, 2 seguem internadas em estado estável e uma está em estado grave. Uma das vítimas atendidas veio a óbito no Hospital da Restauração, Centro do Recife.
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (CREA-PE) faz uma vistoria no imóvel na manhã desta segunda. O resultado ainda não foi divulgado.
Veja abaixo vídeo que mostra o momento da queda da marquise:
O caso aconteceu por volta das 20h da noite do domingo (11) durante o desfile de comemoração dos 94 anos de emancipação política da cidade.
Equipes de saúde estiveram oferecendo os primeiros cuidados aos feridos e fazendo encaminhamento para unidades de saúde do município e da região.
A marquise é de uma loja que fica localizada no trajeto do ato cívico, segundo o site Giro Mata Norte. No local, funciona uma bomboniere, que estava fechada no momento em que a marquise desabou. Várias pessoas acompanhavam o desfile quando a fachada do estabelecimento comercial cedeu.
“Foi uma comoção tremenda na cidade, todo mundo entrou em desespero sem saber quem foi [atingido], com medo de ser da família. todo mundo chorando. Todo mundo passa aqui, com as grades era o único local de locomoção. A cidade inteira está em luto”, relatou o agente de saúde Luiz Marinho.
A autônoma Dariane Almeida estava perto do local quando o acidente aconteceu, e ficou em choque. “De repente, escutamos a zoada. Botei para chorar na hora, fiquei nervosa, todo mundo correu. Foi muito triste, surpreendeu todo mundo. Que Deus conforte o coração das famílias”, desejou.
O que diz a Prefeitura de Aliança
Em rede social, a Prefeitura de Aliança informou, por volta das 21h15 deste domingo (11), que "em virtude da fatalidade que ocorreu há poucos minutos em nossa cidade, o governo municipal CANCELOU as festividades que estavam marcadas para o decorrer da semana, em respeito à vítima e seus familiares".
Ao JC, a prefeitura disse que a marquise era de um comércio particular e que todos os profissionais de saúde do município estão envolvidos na assistência às pessoas feridas.
No entanto, a prefeitura diz não ser possível, ainda na noite deste domingo (11), divulgar o número total de mortes e de feridos, que também foram encaminhados para o Recife.
No Instagram, a prefeitura informa ainda que decretou luto oficial.
Os nomes das vítimas ainda não foram divulgados.
Prefeito de Aliança se pronuncia
Também pelas redes sociais, o prefeito de Aliança, Xisto Freitas (PSD), manifestou luto pelas vítimas.
"Não há palavras que possam realmente explicar o que estamos sentindo nesse momento. É um sentimento de tristeza e de perda muito forte, tenho a certeza que todos os aliancenses estão assim nesta noite.
O que podemos desejar é que Deus nos conceda muita força para seguirmos, principalmente para as pessoas que tiveram familiares e amigos afetados por essa tragédia. Meus pensamentos, meu coração e minhas orações estão com eles.
Muito difícil falar sobre uma perda irreparável como essa, só peço novamente que Deus abençoe a todos nós neste momento. Que o Nosso Senhor traga conforto para as famílias enlutadas e para toda a nossa cidade."
Ver essa foto no Instagram