OPORTUNIDADE

Curso gratuito ensina cinema, quadrinhos, fotografia e outras artes a 120 estudantes de escolas públicas do Recife

Curso conta com sete módulos distribuídos por sete semanas. Ao final, participantes vão ganhar um certificado e expor os trabalhos no Compaz

Imagem do autor
Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 12/09/2022 às 11:59 | Atualizado em 12/09/2022 às 12:01
Notícia
X

Entre 12 de setembro a 1º de novembro, 120 estudantes do ensino médio de escolas estaduais situadas no Recife serão apresentados a múltiplas linguagens das artes visuais e do cinema através do Curso Imagem Cidadã

A iniciativa é do Centro de Pesquisas e Estudos Josué de Castro, em parceria com o Centro Comunitário da Paz (Compaz) Dom Hélder Câmara e o Movimento Pró-Criança.

A intenção é que, a partir introdução teórica e prática em diversas áreas dessas expressões artísticas, os estudantes sejam provocados, através da imagem, a ter compreensão mais vasta da cidadania em tempos de conectividade. 

Ainda, demonstrar diversas possibilidades de profissionalização no setor da economia criativa: artes plásticas, cinema, quadrinhos, poesia performática e fotografia.

"A imagem é uma ferramenta de compreensão de identidade e de expressão, mas também para exercer a cidadania - não como algo onírico e desgarrado da realidade, mas aplicada no cotidiano", afirmou o coordenador do projeto, o cineasta Camilo Soares.

Os participantes vão ter duas aulas durante sete semanas de artes plásticas com Rinaldo Silva, de cinema com Lia Letícia, de montagem com Ivich Barrett, de fotografia com Alcione Ferreira, de quadrinhos com Flavão, de poesia com HVB e de expografia com Iezu Kaeru.

Ao final, receberão um certificado de participação e vão expor os trabalhos no Compaz Dom Hélder Câmara. Os melhores alunos serão escolhidos para participar da monitoria paga da exposição, de R$ 500.

"É muito importante que todos, sobretudo a juventude, tenham visão mais críticas sobre como ler as imagens e produzir as suas próprias para expressar a vida, o cotidiano, a cidade e a si mesmos", completou Camilo.

O curso foi financiado por recursos do Ministério do Turismo, através de uma emenda parlamentar impositiva de R$ 100 mil. Dois monitores oriundos de comunidades, já estão inseridos nas artes visuais, foram selecionados para o projeto a partir de uma chamada pública.

DIVULGAÇÃO
Esta é a primeira edição do Curso Imagem Cidadã - DIVULGAÇÃO

Serviço

Estudantes de 14 a 20 anos podem se inscrever gratuitamente pelo Instagram @imagemcidadacjc ou pelo número (81) 3423-2800, do Centro Josué de Castro. Ainda restam poucas vagas para participar. Confira os horários:

Movimento Pró-Criança:

  • Segunda e quarta, das 14h às 17h

Compaz Dom Hélder Câmara:

  • Terça e quinta, das 9h às 12h
  • Terça e quinta, das 14h às 17h
  • Quarta e sexta, das 9h às 12h

Tags

Autor