CIÊNCIA

Espetáculo de canto das baleias jubarte é registrado nas proximidades do Porto de Suape; ouça

Equipamento do projeto Megamar registrou dança de espécies marinhas com trilha sonora do canto de baleias jubartes nas imediações do Porto de Suape

Imagem do autor
Cadastrado por

Edilson Vieira

Publicado em 12/09/2022 às 21:19 | Atualizado em 12/09/2022 às 21:35
Notícia
X

Um melodioso canto reproduzido por baleias jubartes, comumente avistadas nas águas do litoral nordestino entre os meses de julho a novembro, surpreendeu os pesquisadores do projeto Megamar Professor Fábio Hazin.

A iniciativa financiada pelo Porto de Suape, que estuda a megafauna marinha na região portuária, já realizou registros de 102 espécies marinhas, entre malacostraca, cephalopoda, reptilia e peixes diversos. Este foi o primeiro registro da presença das baleias na temporada.

A baleia jubarte, conhecida pelos saltos espetaculares, é uma das espécies da megafauna marinha mais observadas na costa pernambucana.

O canto, protagonizado unicamente pelos machos, foi gravado durante análise das imagens capturadas pelo BRUVs (Baited Remote Underwater Video Systems).

A vocalização é reproduzida como meio de comunicação com as fêmeas e outros rivais, especialmente na época de reprodução da espécie.

Outras espécies marinhas são avistadas em Suape

No vídeo, também é possível visualizar a raia-prego com seus fiéis companheiros e as guarajubas em movimentos circulares embaixo da caixa de isca do aparelho. Apesar da junção perfeita, não há relação entre o movimento da raia e o canto da baleia.

A realização do monitoramento é uma parceria com a Fundação Apolônio Sales, vinculada à Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Desde 2021 o Megamar realiza cruzeiros científicos com o intuito de monitorar as espécies presentes nas imediações do Porto de Suape.

Os equipamentos são utilizados pela equipe comandada pelo professor e engenheiro de pesca José Carlos Pacheco, coordenador do projeto. A pesquisa tem um prazo de dois anos para ser concluída.


Tags

Autor