VÍDEO: nuvem-funil, que pode virar tornado, é vista em Pernambuco
Fenômeno foi avistado no céu do Agreste pernambucano
Uma câmera de monitoramento registrou uma nuvem-funil nessa sexta-feira (4) em Bonito, no Agreste de Pernambuco. Nas imagens, gravadas pelo canal Clima Ao Vivo, é possível observar a formação do fenômeno no céu, que aparece completamente nublado.
Segundo o Inmet, caso toque o solo, a formação de uma nuvem-funil pode significar um princípio de tornado e gerar ventos de até 100 km/h.
Apesar do risco que trazem os vendavais, o fenômeno é considerado comum em períodos chuvosos. Enquanto estiver apenas em forma de funil, a nuvem não apresenta perigo para a população, segundo o órgão federal.
CHUVAS EM PERNAMBUCO:
O interior de Pernambuco vem sendo novamente castigado pelas fortes chuvas que expõem a falta de infraestrutura e descontrole urbano nos municípios. Desde a última quinta-feira, 3 de novembro, são registrados transtornos na Zona da Mata, Agreste e Sertão do Estado, entre inundações e deslizamentos de terra que expulsaram dezenas de pessoas de suas casas. Ao todo já são 451 desalojados ou desabrigados.
No total foram 11 cidades afetadas pelas chuvas: Belém de Maria, Bezerros, São Benedito do Sul, Canhotinho, Caruaru, Catende, Ipojuca, Jaqueira, Palmares, Parnamirim e Petrolina.
As cidades de Bezerros, Canhotinho, Parnamirim decretaram situação de emergência. Foram registrados 172 desabrigados e 279 desalojados ao todo.