ANIVERSÁRIO DAS CIDADES

Aniversário do Recife e Olinda: os pontos das cidades que inspiraram canções

Cidades-irmãs completam 488 e 486 anos neste domingo, 12 de março

Imagem do autor
Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 12/03/2023 às 6:00
Notícia
X

Completando 488 e 486 anos neste domingo, 12 de março, Olinda e Recife inspiraram uma infinidade de expressões artistas que celebram seus encantos, contradições e imperfeições.

Algumas, cantam cidades que só continuam a existir na memória; enquanto outras são a síntese do que, até hoje, elas se revelam aos seus cerca de 1,8 milhão de habitantes.

A metrópole nascida sobre o mangue fez a lama escorrer através da música por o país, que conheceu o som frenético de Chico Science e Nação Zumbi nos anos 90.

Desvinculando-se da imagem romantizada dos poetas, o artista levou ao público a sua face desigual em “A Cidade”.


"Eu vou fazer uma embolada,
Um samba, um maracatu
Tudo bem envenenado
Bom pra mim e bom pra tu
Pra gente sair da lama e enfrentar os urubus
Num dia de sol, recife acordou
Com a mesma fedentina do dia anterior"

 

A Zona Sul da cidade é cantada por todo o Brasil através da voz de Alceu Valença, que se apaixonou pela “La belle de jour” da praia de Boa Viagem.

 

"Eu lembro da moça bonita da praia de Boa viagem
E a moça no meio da tarde de um domingo azul
Azul era belle, de jour era a bela da tarde
Seus olhos azuis, como a tarde Na tarde de um domingo azul
La belle de jour"

 

 

 

Enquanto isso, o rei do brega, Reginaldo Rossi, apresentou a religião, o calor e toda emoção do Recife em "Recife, Minha Cidade".

 

"Recife tem encantos mil
É, É um pedacinho do Brasil
É um paraíso tropical
Tem, Tem um acervo cultural

Ela é a Veneza desse Brasil
É intercortada por muitos rios
A capital do meu Pernambuco
Capitania que deu mais lucro"

 

A irmã mais velha, Olinda, também foi tema de canções apaixonantes. As mais conhecidas remetem ao frevo e ao frenético Carnaval de rua da cidade, como o Hino do Elefante de Olinda.

 

"Olinda, quero cantar
A ti, esta canção
Teus coqueirais, o teu sol, o teu mar
Faz vibrar meu coração
De amor a sonhar, minha Olinda sem igual
Salve o teu carnaval"

 

Outra música presente na folia de momo, "Me segura senão eu caio", também de Alceu Valença, fala da irreverência da festa de rua pernambucana, que lota das ladeiras de Olinda todos os anos.

 

"Nos quatro cantos cheguei
E todo mundo chegou
Descendo ladeira, fazendo poeira
Atiçando o calor
E na mistura colorida da massa
Fui bater na praça a todo vapor
Descambei passando pelos bares
Cheirei a menina e voei pelos ares
Do pique do frevo caí como um raio"

 


Já o cantor Eddie, em "Guia de Olinda", levou o ouvinte a um passeio ao Sítio Histórico, internacionalmente pelos seus edifícios coloniais, ruas de pedras, igrejas e jardins.

 

"Eu cheguei nos quatro cantos
Olhei a Rua Treze de Maio
Segui São Bento, segui Amparo
Fui parar no Bonsucesso
Me lembrei de Buenos Aires"

Programação do aniversário do Recife e Olinda

A festa das cidades será realizada em grande estilo. A programação contará com blocos de Carnaval, desfiles de agremiações, Viva a Guararapes, a volta do Boi Voador e muitas outras atrações.

Em Olinda, às 16h, haverá o encontro da Pitombeira dos Quatro Cantos - na sede da agremiação - e o John Travolta, tradicionais blocos do Sítio Histórico, com o Galo da Madrugada, o maior bloco de rua do mundo e símbolo da folia recifense.

No mesmo horário, o palco Erasto Vasconcelos, na Praça do Carmo, recebe os shows do Maracatu Nação Pernambuco, Quinteto Violado, Cassino Tropical, Quinteto do Frevo e Almir Rouche. O local também será palco do tradicional corte do bolo de 488kg, que servirá aproximadamente 5 mil fatias, a partir das 19h.

Já no Recife, o calendário inclui acesso gratuito ao Paço do Frevo, a volta do espetáculo O Boi Voador, shows na Praça do Arsenal, Viva Guararapes, novas rotas da Ciclofaixa de Turismo e Lazer, roteiros temáticos do projeto Olha! Recife e mais. 

Veja a programação para celebrar os 486 anos do Recife

SÁBADO (11)

  • Museu da Cidade com oficina gratuita para crianças

No Museu da Cidade, no Forte das Cinco Pontas, no bairro histórico de São José, importante estuário da cultura recifense, o aniversário do Recife será comemorado enchendo o sábado de cor, com a oficina de pintura gratuita “Boi de Tinta, Boi que voa: Nassau quis assim” que será oferecida das 14h às 16h. Para participar, não é necessária inscrição prévia, basta comparecer ao Museu no horário da atividade, livre para todas as idades.

  • Desfile das Agremiações vencedoras do Grupo Especial do Carnaval 2023

A partir das 16h, brinquedos e brincantes da cultura popular celebrarão as raízes culturais mais profundas da capital pernambucana, num desfile a céu aberto pelas ruas do Recife Antigo.

O cortejo, que sairá da Avenida Rio Branco, em direção à Praça do Arsenal, reunirá os 11 vencedores do Grupo Especial do Concurso de Agremiações do Carnaval 2023: o Bloco Carnavalesco Misto Flor da Lira, o Boi Maracatu de Arcoverde, a Tribo Indígena Tapirapé, o Clube de Boneco Seu Malaquias, o Clube Carnavalesco Misto Das Pás, a Gigante do Samba, o Maracatu de Baque Solto Estrela Dourada da Buenos Aires, o Maracatu de Baque Virado Nação Encanto do Pina, a Tribo de Índios Orubá, a Troça Carnavalesca Mista Abanadores do Arruda e o Urso Cangaçá de Água Fria.

No Arsenal, cada agremiação desfilará suas vitoriosas cores e enredos na passarela à frente do palco montado pela Secretaria de Cultura e pela Fundação de Cultura. Na ocasião, haverá ainda a entrega dos troféus aos vencedores dos concursos carnavalescos.

  • Banda Sinfônica no Arsenal

A partir das 18h, a Banda Sinfônica do Recife fará sua primeira apresentação do ano para celebrar o aniversário e a música da cidade com todos os seus sopros, naipes, acordes e melhores auspícios. O repertório preparado pelo maestro Nenéu Liberalquino dará conta de vários ritmos que se encontram na cidade, cuja vocação musical é reconhecida e declarada até pela Unesco, indo do erudito ao frevo, com a participação das vozes, emoções e tradições do Coral Edgard Moraes.

DOMINGO (12)

  • Bolo de Aniversário no Restaurante Popular Naíde Teodósio

Às 11h, o tradicional bolo do aniversário do Recife será servido em cerca de 700 porções, no Restaurante Popular Naíde Teodósio, localizado na Rua Afonso Costa, 212, bairro de Santo Amaro, para celebrar o Recife em generosas fatias.

  • Paço do Frevo com acesso Gratuito

Das 11h às 18h, o Paço do Frevo também vai aderir à festa, garantindo acesso gratuito a todos os públicos. Além disso, oferecerá Doses Gratuitas de Frevo: visitas mediadas à exposição Frevo Vivo. O museu também vai convidar o Recife a celebrar ao ar livre, em vivências de frevo na Praça do Arsenal às 11h, 12h, 14h e 15h. Às 16h, vai ter performance de dança feminina, em honra e graça à cidade e às mulheres que aprofundam e gestam seus sentidos.

  • Shows de Mundo Bita e Marron Brasileiro na Praça do Arsenal 

Na Praça do Arsenal, todas as gerações do Recife serão convidadas para a festa. A primeira atração a se apresentar no palco montado pela Secretaria de Cultura e pela Fundação de Cultura Cidade do Recife será Mundo Bita, a partir das 15h, para encher de alegria, sonho e trilhas sonoras as próximas gerações de recifenses.

A partir das 16h, Marron Brasileiro sobe ao palco do Arsenal, com vários convidados, como Isaar, Cintia Barros, Dany Myler, André Rio, Charles Theone e Ciel Santos, para embalar o segundo dia de comemorações com seus sucessos que arrastam e embalam multidões de alegrias pelas ruas do Recife, há muitos carnavais.

  • Viva a Guararapes

A cidade vai tremer e a galera vai suar. Esse é o tom que o Viva a Guararapes vai ter em comemoração ao aniversário da cidade, com o tema “Viva a Guararapes – Recife 486 Anos”. No domingo, de 10h às 17h, a Avenida Guararapes, no bairro de Santo Antônio - no centro do município - vai mobilizar os recifenses para aproveitarem de banho de espuma à apresentações do icônico Kelvis Duran.

Serão 13 polos dedicados ao esporte, à cultura, à sustentabilidade, à economia criativa, dentre outras temáticas. Pela primeira vez será instalado o Polo Recife, que vai abrigar o espaço “Foto Lembrança” para que as famílias registrem seu amor pela cidade em memórias fotográficas.

Também neste espaço ficarão os bonecos gigantes e personagens do Boi Voador, como o conde Maurício de Nassau e sua esposa, Sofia Amália, além de personagens da época do século XVII. O evento é organizado pela Secretaria de Turismo e Lazer em parceria com o Gabinete do Centro do Recife, por meio do Programa Recentro.

SEGUNDA (13)

  • Exposição na Casa do Carnaval

Na segunda (13), o Recife ganha mais um presente: a exposição “A Cidade da Música e todos os seus Carnavais”, que vai estrear na Casa do Carnaval, no Pátio de São Pedro, reunindo imagens e itens de acervo de agremiações da cultura popular, para evocar a festa que sempre fomos, com todos os ritmos que renderam à capital pernambucana, pela profusão e riqueza, o título de Cidade Criativa da Música, concedido pela Unesco.

A exposição faz ainda referência a Chico Science, um dos mais eloquentes representantes dessa diversidade musical, e estreia, não por acaso, no dia do aniversário do mangueboy. Celebrará ainda Gal Costa, voz que traduziu, com perfeição e os mais cristalinos agudos, Salvador, irmanada ao Recife pela música e pelo título de Cidade da Música da Unesco, pelo sol e pela ofegante, colorida e insurgente tradição do Carnaval.

A Casa do Carnaval abrirá, excepcionalmente, nesta segunda-feira, das 9h às 16h. O espaço funciona de quarta a sexta, das 9h às 16h, e sábado e domingo, das 10h às 16h.

Tags

Autor