ANIVERSÁRIO DAS CIDADES

Aniversário Recife e Olinda: Melhor mobilidade, habitação e limpeza. Os presentes dos cidadãos para as cidades 

JC perguntou aos seus leitores quais presentes eles dariam, se pudessem, para as cidades-irmãs. Confira

Katarina Moraes
Cadastrado por
Katarina Moraes
Publicado em 12/03/2023 às 10:31
NE10
Melhoria da mobilidade é um dos "presentes" que os moradores das duas cidades desejam oferecer - FOTO: NE10

Comemora-se, neste domingo, 12 de março, o aniversário de Olinda e Recife, que completam 488 e 486 anos, respectivamente. Com todas suas efervescências artísticas, culturais e histórias, não faltam motivos para amá-las - mas, nesta data, também devemos lembrar que há muito a melhorar em termos de urbanização nas cidades-irmãs.

Por isso, o JC perguntou aos seus leitores quais presentes eles dariam, se pudessem, para as urbes, e as respostas foram das mais variadas: vão desde melhorias em mobilidade, até habitação, limpeza e outros cuidados diários. Confira:

Urbanização

  • "Medidas eficazes contra os efeitos das chuvas em ambas as cidades."
  • "Para Recife, daria um Recife Antigo revitalizado, com restauração dos prédios históricos, moradias acessíveis e um maior incentivo à arte e à cultura."
  • "Eu daria segurança e reurbanização centrada nas pessoas. As cidades foram pensadas para tudo menos para as pessoas morarem e se locomoverem. Muita gente em moradia de risco, trânsito caótico e muita violência principalmente a noite."

 

Mobilidade

 

  • "Qualquer projeto que nos ajudasse a fugir desses engarrafamentos quilômetros que tiram o brilho no olhar dos recifenses e olindenses. Está na cara que ninguém aguenta mais 2h, 3h perdidas no trânsito todo santo dia."
  • "Um transporte público de qualidade, que permitisse que muitos deixassem de usar transporte individual. Não podemos falar em melhor qualidade de vida nessa cidade sem transporte público decente."
  • "Um presente só pras duas: uma ciclovia chiquérrima, segregada do tráfego, com plantio de árvores ao longo do percurso e com iluminação especial, ligando o Marco Zero no Recife à Praça do Carmo em Olinda."
  • "Daria uma malha metroviária que ligasse não apenas as duas cidades mas as cidades da região metropolitana. Da Igarassu até Cabo de Santo Agostinho, ligando Olinda, Paulista, Recife, Jaboatão... Um metrô ligando para ligar toda "Grande Recife."
  • Mais árvores nas ruas (ipês). Ando muito por escolha e a sombra convida a andar e seguir andando. Árvores!!

 

Educação

 

  • "Eu daria para Recife e Olinda escolas de qualidade para que as crianças mais carentes tivessem a oportunidade de estudar e construir um futuro melhor!"
  • "Eu daria dois presentes, um investimento real na rede pública de ensino algo cativante e uma segurança pública justa, com um tratamento igualitário."

 

Cultura

 

  • "Daria às duas cidades espaços públicos para microempreendedores, artistas, etc poderem comercializar seus produtos ou artes. Um centro comercial fixo ou itinerante. Artesanato, gastronomia, música, para gerar renda. No calçadão das praias, nas praças, etc."
  • "Queria presentear minhas amadas cidades com memória, porque a incitação ao “apagamento” está a todo vapor e tudo que as torna singular vai ficando para trás… Nada precisa permanecer como é para sempre, óbvio, mas é preciso conhecer o que nos pertence."

 

Meio-ambiente

 

  • "Eu daria ao Recife a despoluição do Rio Capibaribe. A Olinda eu daria a despoluição do Rio Beberibe."
  • "Saneamento básico. É inadmissível sermos cortados por diversos rios e canais e não podermos nos banhar, nadar, pescar, organizar piqueniques e passeios, campeonatos de natação, canoagem, etc... Águas claras/cristalinas e esgoto tratado. É o básico uma cidade decente."
  • "Gostaria de dar a Recife e Olinda um spray perfumado para ambientes, além de um SPA de limpeza de canais e valas. É incômodo apreciar a vista, porque a gente sente que o cheiro é de abandono e falta de saneamento para todos."

 

Social

 

  • "Recife é vista como a metrópole mais desigual entre as metrópoles do Brasil. De presente, eu gostaria de reduzir todos os aspectos da desigualdade social no Recife e ter uma cidade justa e igualitária."

 

Saúde

 

  • "Um sistema de saúde pública que realmente funcione. Nada de ser igual propaganda política, mas ser de fato existente!"


Habitação

 

  • "Eu zerava o déficit habitacional de ambas. No Recife, focaria em moradias na Zona Central, transformando o comércio local. Em Olinda, ofertaria mais moradias de baixo gabarito."
  • "Não permitiria mais a construção de espigões e prédios de altas torres, faria um planejamento de moradias populares e melhoria na mobilidade. Acabaram com o meio ambiente, a ventilação da cidade e a população em situação de rua aumentou muito."

 

Programação do aniversário do Recife e Olinda

A festa das cidades será realizada em grande estilo. A programação contará com blocos de Carnaval, desfiles de agremiações, Viva a Guararapes, a volta do Boi Voador e muitas outras atrações.

Em Olinda, às 16h, haverá o encontro da Pitombeira dos Quatro Cantos - na sede da agremiação - e o John Travolta, tradicionais blocos do Sítio Histórico, com o Galo da Madrugada, o maior bloco de rua do mundo e símbolo da folia recifense.

No mesmo horário, o palco Erasto Vasconcelos, na Praça do Carmo, recebe os shows do Maracatu Nação Pernambuco, Quinteto Violado, Cassino Tropical, Quinteto do Frevo e Almir Rouche. O local também será palco do tradicional corte do bolo de 488kg, que servirá aproximadamente 5 mil fatias, a partir das 19h.

Já no Recife, o calendário inclui acesso gratuito ao Paço do Frevo, a volta do espetáculo O Boi Voador, shows na Praça do Arsenal, Viva Guararapes, novas rotas da Ciclofaixa de Turismo e Lazer, roteiros temáticos do projeto Olha! Recife e mais. 

 

Veja a programação para celebrar os 486 anos do Recife

SÁBADO (11)

  • Museu da Cidade com oficina gratuita para crianças

No Museu da Cidade, no Forte das Cinco Pontas, no bairro histórico de São José, importante estuário da cultura recifense, o aniversário do Recife será comemorado enchendo o sábado de cor, com a oficina de pintura gratuita “Boi de Tinta, Boi que voa: Nassau quis assim” que será oferecida das 14h às 16h. Para participar, não é necessária inscrição prévia, basta comparecer ao Museu no horário da atividade, livre para todas as idades.

  • Desfile das Agremiações vencedoras do Grupo Especial do Carnaval 2023

A partir das 16h, brinquedos e brincantes da cultura popular celebrarão as raízes culturais mais profundas da capital pernambucana, num desfile a céu aberto pelas ruas do Recife Antigo.

O cortejo, que sairá da Avenida Rio Branco, em direção à Praça do Arsenal, reunirá os 11 vencedores do Grupo Especial do Concurso de Agremiações do Carnaval 2023: o Bloco Carnavalesco Misto Flor da Lira, o Boi Maracatu de Arcoverde, a Tribo Indígena Tapirapé, o Clube de Boneco Seu Malaquias, o Clube Carnavalesco Misto Das Pás, a Gigante do Samba, o Maracatu de Baque Solto Estrela Dourada da Buenos Aires, o Maracatu de Baque Virado Nação Encanto do Pina, a Tribo de Índios Orubá, a Troça Carnavalesca Mista Abanadores do Arruda e o Urso Cangaçá de Água Fria.

No Arsenal, cada agremiação desfilará suas vitoriosas cores e enredos na passarela à frente do palco montado pela Secretaria de Cultura e pela Fundação de Cultura. Na ocasião, haverá ainda a entrega dos troféus aos vencedores dos concursos carnavalescos.

  • Banda Sinfônica no Arsenal

A partir das 18h, a Banda Sinfônica do Recife fará sua primeira apresentação do ano para celebrar o aniversário e a música da cidade com todos os seus sopros, naipes, acordes e melhores auspícios. O repertório preparado pelo maestro Nenéu Liberalquino dará conta de vários ritmos que se encontram na cidade, cuja vocação musical é reconhecida e declarada até pela Unesco, indo do erudito ao frevo, com a participação das vozes, emoções e tradições do Coral Edgard Moraes.

DOMINGO (12)

  • Bolo de Aniversário no Restaurante Popular Naíde Teodósio

Às 11h, o tradicional bolo do aniversário do Recife será servido em cerca de 700 porções, no Restaurante Popular Naíde Teodósio, localizado na Rua Afonso Costa, 212, bairro de Santo Amaro, para celebrar o Recife em generosas fatias.

  • Paço do Frevo com acesso Gratuito

Das 11h às 18h, o Paço do Frevo também vai aderir à festa, garantindo acesso gratuito a todos os públicos. Além disso, oferecerá Doses Gratuitas de Frevo: visitas mediadas à exposição Frevo Vivo. O museu também vai convidar o Recife a celebrar ao ar livre, em vivências de frevo na Praça do Arsenal às 11h, 12h, 14h e 15h. Às 16h, vai ter performance de dança feminina, em honra e graça à cidade e às mulheres que aprofundam e gestam seus sentidos.

  • Shows de Mundo Bita e Marron Brasileiro na Praça do Arsenal 

Na Praça do Arsenal, todas as gerações do Recife serão convidadas para a festa. A primeira atração a se apresentar no palco montado pela Secretaria de Cultura e pela Fundação de Cultura Cidade do Recife será Mundo Bita, a partir das 15h, para encher de alegria, sonho e trilhas sonoras as próximas gerações de recifenses.

A partir das 16h, Marron Brasileiro sobe ao palco do Arsenal, com vários convidados, como Isaar, Cintia Barros, Dany Myler, André Rio, Charles Theone e Ciel Santos, para embalar o segundo dia de comemorações com seus sucessos que arrastam e embalam multidões de alegrias pelas ruas do Recife, há muitos carnavais.

  • Viva a Guararapes

A cidade vai tremer e a galera vai suar. Esse é o tom que o Viva a Guararapes vai ter em comemoração ao aniversário da cidade, com o tema “Viva a Guararapes – Recife 486 Anos”. No domingo, de 10h às 17h, a Avenida Guararapes, no bairro de Santo Antônio - no centro do município - vai mobilizar os recifenses para aproveitarem de banho de espuma à apresentações do icônico Kelvis Duran.

Serão 13 polos dedicados ao esporte, à cultura, à sustentabilidade, à economia criativa, dentre outras temáticas. Pela primeira vez será instalado o Polo Recife, que vai abrigar o espaço “Foto Lembrança” para que as famílias registrem seu amor pela cidade em memórias fotográficas.

Também neste espaço ficarão os bonecos gigantes e personagens do Boi Voador, como o conde Maurício de Nassau e sua esposa, Sofia Amália, além de personagens da época do século XVII. O evento é organizado pela Secretaria de Turismo e Lazer em parceria com o Gabinete do Centro do Recife, por meio do Programa Recentro.

SEGUNDA (13)

  • Exposição na Casa do Carnaval

Na segunda (13), o Recife ganha mais um presente: a exposição “A Cidade da Música e todos os seus Carnavais”, que vai estrear na Casa do Carnaval, no Pátio de São Pedro, reunindo imagens e itens de acervo de agremiações da cultura popular, para evocar a festa que sempre fomos, com todos os ritmos que renderam à capital pernambucana, pela profusão e riqueza, o título de Cidade Criativa da Música, concedido pela Unesco.

A exposição faz ainda referência a Chico Science, um dos mais eloquentes representantes dessa diversidade musical, e estreia, não por acaso, no dia do aniversário do mangueboy. Celebrará ainda Gal Costa, voz que traduziu, com perfeição e os mais cristalinos agudos, Salvador, irmanada ao Recife pela música e pelo título de Cidade da Música da Unesco, pelo sol e pela ofegante, colorida e insurgente tradição do Carnaval.

A Casa do Carnaval abrirá, excepcionalmente, nesta segunda-feira, das 9h às 16h. O espaço funciona de quarta a sexta, das 9h às 16h, e sábado e domingo, das 10h às 16h.

Comentários

Últimas notícias