ATAQUE DE TUBARÃO

ATAQUE DE TUBARÃO: fiscalização reforçada para evitar novos ATAQUES DE TUBARÃO no Recife e em Jaboatão dos Guararapes

Poder público promete muita fiscalização e orientação no primeiro fim de semana após dois ataques de tubarão consecutivos

Imagem do autor
Cadastrado por

Roberta Soares

Publicado em 11/03/2023 às 9:06 | Atualizado em 11/03/2023 às 9:18
Notícia
X

Este sábado (11/3), o primeiro depois dos dois últimos ataques de tubarão registrados no Grande Recife e que deixaram dois adolescentes mutilados, será de muita fiscalização e educação para evitar novos incidentes com animais marítimos na orla urbana.

A promessa do poder público é de que quem chegar às Praias de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, e Piedade, a de maior registro de ataques, em Jaboatão dos Guararapes, verá um cenário diferente: uma nova e reforçada sinalização de advertência sobre os locais proibidos ao banho de mar e, principalmente, a presença mais intensa da fiscalização - bombeiros militares e agentes municipais.

AÇÕES EM PIEDADE, ÁREA DE MAIOR INCIDÊNCIA DE ATAQUES DE TUBARÃO

A Prefeitura de Jaboatão, inclusive, é a que promete o maior reforço de fiscalização e orientação aos banhistas, já que a área da Igrejinha de Piedade, próximo ao limite do município com o Recife, é a que mais registros ataques em Pernambuco - dos 77 registros, pelo menos 20 aconteceram no local.

Os trabalhos no trecho de 2,2 quilômetros, interditado ao banho de mar desde 2021 devido a incidentes, começou ainda na sexta-feira (10). Quem chegou e quem chegar neste sábado à praia será alertado por 20 placas instaladas na orla.

Thiago Lucas
Ataque de tubarão em Pernambuco - Thiago Lucas

Também estão sendo distribuídos panfletos entre os frequentadores e comerciantes com informações sobre o risco de ataques de tubarão, recolhimento do lixo, cuidados com as crianças, uso do protetor solar, importância da hidratação e presença de ninhos de tartarugas marinhas na área.

A partir deste sábado e sempre aos fins de semana e segundas-feiras, quando o movimento no trecho também é grande no trecho, a fiscalização será intensificada com a presença de bombeiros civis apoiando a Guarda Municipal, o Grupamento de Apoio ao Meio Ambiente (Gama), os Bombeiros Militares e a Polícia Militar.

NOVO ATAQUE DE TUBARÃO é registrado em PIEDADE, durante o feriado em PERNAMBUCO

A ação será realizada sempre das das 7h às 17h, envolvendo mais de 50 pessoas ligadas à Prefeitura do Jaboato.

AÇÃO NA PRAIA DE BOA VIAGEM USA COMERCIANTES COMO AGENTES DE CONSCIENTIZAÇÃO

Já no Recife, a estratégia da prefeitura foi educar e conscientizar os comerciantes e vendedores autônomos das Praias de Boa Viagem e do Pina para serem agentes multiplicadores da educação aos banhistas.

NOVO ATAQUE DE TUBARÃO: mais um ATAQUE DE TUBARÃO é registrado no GRANDE RECIFE

ATAQUE DE TUBARÃO: adolescente mordido por TUBARÃO no GRANDE RECIFE tem perna amputada

Homem é mordido por tubarão enquanto surfava em praia de Olinda

Na sexta-feira (10), a Secretaria Executiva de Controle Urbano (Secon) realizou um encontro com os comerciantes, no Segundo Jardim da Avenida Boa Viagem, para dar orientações sobre os riscos e pedir que eles tenham a preocupação de orientar os clientes na praia.

O comerciante Rogney Costa, conhecido como Ceará, alerta que o último incidente ocorrido em uma praia do Recife foi em 2013. "Aqui nós sempre alertamos os clientes sobre os riscos, e essa iniciativa vai servir para que fiquemos ainda mais alertas", afirmou.

AÇÕES PARA CONSCIENTIZAR OS BANHISTAS

Na manhã deste sábado, o alvo das ações educativas serão os banhistas, que receberão orientações sobre o banho de mar em áreas que não tenham risco de ataques de tubarão.

ATAQUE DE TUBARÃO em OLINDA

A Prefeitura do Recife estará reforçando o cumprimento do Decreto Estadual 40.923, de 28 de julho de 2014, que prevê a proibição da prática esportiva de surf, body boarding e esportes náuticos similares em determinados trechos do litoral do Estado onde há registros de incidentes com tubarões.

A fiscalização da norma fica a cargo das forças de segurança do governo do Estado, como Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

HISTÓRICO DE ATAQUES DE TUBARÃO EM PERNAMBUCO

Os dois últimos incidentes com tubarões na Praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, registrados em pouco mais de 24 horas entre os dias 5 e 6 de março, foram um sinal do perigo que domina a orla de Pernambuco.

ATAQUE DE TUBARÃO: Por que tem tantos tubarões na orla de Pernambuco?

Segundo o Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit), do governo de Pernambuco, já são 77 ataques no Estado desde 1992 - sendo 67 no continente e 10 na Ilha de Fernando de Noronha.

Do total de pessoas mordidas, 26 morreram. Quatro eram surfistas e 22 eram banhistas.

A morte mais recente foi a do auxiliar de serviços gerais Marcelo Rocha Santos, de 51 anos, mordido na altura da Igrejinha de Piedade, em Jaboatão, em 10 de julho de 2021.

Guga Matos /JC Imagem
Chegada da vítima de ataque de tubarão, nesta segunda-feira (6), no Hospital da Restauração - Guga Matos /JC Imagem

ATAQUES DE TUBARÃO MAIS RECENTES

Três incidentes com tubarões aconteceram num intervalo de 15 dias, entre fevereiro e março de 2023, sendo dois deles em menos de 24 horas. Nos três casos, por sorte, não houve mortes, mas dois deles resultaram em amputações de membros.

O último teve como vítima uma adolescente de 15 anos, na segunda-feira (6). A jovem estava em um trecho permitido para banho na Praia de Piedade, embora a maré estivesse muito alta no dia.

O ataque aconteceu a menos de um quilômetro da Igrejinha de Piedade. A adolescente teve o braço esquerdo dilacerado pelo animal e depois amputado no Hospital da Restauração, no Recife.

Leandro de Santana/PMJG
Prefeitura do Jaboat?o intensifica ações de conscientização na orla Piedade - Leandro de Santana/PMJG
Gabriel Ferreira/ Jc Imagem
Bandeiras de perigo, igrejinha de Piedade - Gabriel Ferreira/ Jc Imagem

Um dia antes (domingo, 5), um adolescente de 14 anos foi mordido ao entrar no mar na Igrejinha de Piedade. No HR, precisou amputar a perna direita. Os dois seguem internados na unidade, mas fora de risco.

No dia 20 de fevereiro, em pleno Carnaval 2023, foi a vez de um surfista ser mordido na Praia de Del Chifre, em Olinda, área que também tem o banho e a prática de esportes náuticos proibidos. Por sorte, o jovem não perdeu membros.

Tags

Autor