INCÊNDIO

Prefeitura do Recife disponibiliza novo espaço para acolher crianças vítimas de incêndio em abrigo

A nova de casa acolhimento, que já tinha como funcionalidade servir à rede assistencial do município, funcionará no bairro do Hipódromo

Imagem do autor
Cadastrado por

Mirella Araújo

Publicado em 14/04/2023 às 18:13
Notícia
X

A Prefeitura do Recife divulgou, nesta sexta-feira (14), que está concluindo as obras de uma nova Casa de Acolhida e que o espaço será disponibilizado para as crianças e adolescentes atendidas pela Instituição de Caridade Lar Paulo de Tarso, assim que receberem alta hospitalar. 

Um incêndio foi registrado na sala da instituição, que fica localizada no bairro do Ipsep, Zona Sul do Recife, nessa madrugada, quando 15 crianças e duas cuidadoras estavam no imóvel.

Ao todo, quatro pessoas morreram no incidente - duas delas faleceram ainda no local do incêndio, a cuidadora Margareth José da Silva, de 62 anos, e um menino de 8 anos. Outras duas crianças não resistiram e faleceram a caminho do hospital. 

A Prefeitura do Recife informou que tem atuado de forma integrada com diversas Secretarias, com ações de suporte e apoio as vítimas. "Equipes de acolhimento e de acompanhamento psicológico estão atuando nos hospitais onde as vítimas se encontram e também no local de incêndio", disse o comunicado do Executivo, publicado nas redes sociais.

Segundo o último boletim de saúde, atualizado às 17h25, das oito encaminhadas ao Hospital da Restauração (HR), seis pacientes continuam em estado grave e seguem intubadas na UTI. Outras duas crianças foram encaminhadas para o Hospital Brites de Albuquerque, em Olinda. Elas estão na UTI com quadro de saúde estável para acompanhamento e vigilância clínica

Já o Hospital Geral de Areias recebeu quatro crianças e um adulto. Duas crianças foram transferidas para a UTI, para vigilância clínica do Hospital Maria Lucinda, no bairro da Jaqueira. As outras duas crianças foram encaminhadas ao IMIP, no bairro dos Coelhos. E a paciente adulta está em observação na emergência clínica. 

NOVA CASA

A nova de casa acolhimento, que já tinha como funcionalidade servir à rede assistencial do município, funcionará no bairro do Hipódromo. "Esse equipamento seria inaugurado na próxima semana, mas desde manhã estamos fazendo uma força tarefa para garantir a aptidão dele, para funcionamento a partir de hoje. Então, esse equipamento sim dá assistência social porque ele tem a capacidade do que foi atingido hoje. Ele suporta a mesma quantidade de acolhidos", explicou o prefeito João Campos

O chefe do Executivo municipal afirmou que já entrou em contato com os responsáveis pela entidade e colocou a prefeitura à disposição.

"Esta  nova Casa levará o nome de Margareth da Silva, uma forma de homenagear a mulher que dedicou dez anos de sua vida a cuidar de crianças e adolescentes em vulnerabilidade", completou o prefeito João Campos. 

Tags

Autor