As obras de ampliação do Hospital Veterinário do Recife, no bairro do Cordeiro, na Zona Oeste do Recife, que deveriam ser realizadas no início de 2023, tem previsão para sair do papel ainda este semestre, de acordo com a Prefeitura do Recife.
A reforma - que foi promessa de campanha do prefeito João Campos - consiste na expansão da área, aumentando de 300m² para 800m², mudanças estruturais e atendimento 24h. Questionada, a Prefeitura não informou o motivo do atraso na execução do projeto, até o momento de publicação desta matéria.
O anúncio da ampliação do Hospital Veterinário do Recife foi feito ainda no fim de 2022, pelo prefeito João Campos (PSB). O edital de licitação das obras foi pulicado no Diário Oficial no dia 17 de dezembro.
Inaugurado em 2017, na gestão de Geraldo Julio (PSB), o Hospital Veterinário, teve custo de R$ 1,5 milhão. A unidade de saúde oferece atendimento gratuito e conta com três consultórios, uma sala de cirurgia, sala de pós-operatório, sala de vacinação junto com odontologia, laboratório e sala de diagnóstico por imagem.
Com a reforma, a unidade de saúde passará a ter duas salas de cirurgia, oito salas para consultórios veterinários, além de salas de internamento e isolamento.
Aumento da demanda
A expectativa é de que o número de consultas e retornos alcancem a marca de 18 mil por ano. Atualmente os serviços somam 8 mil atendimentos.
A perspectiva da Prefeitura do Recife também é de aumento na demanda da cirurgias emergenciais e eletivas, que devem chegar a 4,5 mil por ano, o dobro da capacidade atual, de 2,2 mil.
Segundo com a gestão municipal, o Hospital contará com duas salas de fluído terapia, Ultrassonografia e raio-x, Laboratório, Farmácia e Parcão com área de 80m².
O Hospital Veterinário do Cordeiro possui dois ambulatórios, sala para triagem, bloco cirúrgico, sala de preparo, centro de diagnóstico por imagem, laboratório de hematologia e sala de fluidoterapia. Atualmente, atendimento acontece de segunda a sexta-feira no horário das 7h às 17h.