Comemorar 30 anos de uma história que une tradição e grandiosidade. Foi assim que a caminhada do Forró saiu pelas ruas de Caruaru em 2023. Idealizado pelo empresário José Augusto Soares, no dia 13 de junho de 1993, a Caminhada do Forró tem início na Av. Rui Barbosa onde, naquela época, ficava o Pátio do Forró, com destino ao Alto do Moura, pontos turísticos da cidade do Agreste de Pernambuco.
Em um trajeto de 8 km, percorrido ao som de muito forró, a festa passou a ser celebrada pelos caruaruenses e turistas ainda na primeira edição. A ideia surgiu de uma demanda não atendida: a vontade de comer cuscuz após uma caminhada.
“Sempre gostei de realizar caminhadas e convidei alguns amigos que toparam a brincadeira de caminhar até o Alto do Moura para brincar o São João. No final chegamos em um restaurante e pedimos cuscuz, mas o garçom informou que não tinha. Na semana seguinte, fizemos o mesmo percurso e levei um pacote de fubá para o estabelecimento, onde foi preparado o prato”, lembrou Augusto.
Com a participação popular ainda na segunda edição, Augusto Soares teve a ideia de servir cuscuz aos forrozeiros no final do percurso. Naquela oportunidade, foram oferecidos 150 quilos de cuscuz acompanhados com carne de bode, prato típico da culinária pernambucana.
A adesão popular resultou em uma caminhada como atração para os turistas que visitam Caruaru no mês de junho, no intuito de celebrar o São João.
Mas a fama do evento alcançou outra categoria quando, em 1996, o evento foi reconhecido na edição do Guiness Book, efetivando o preparo do maior cuscuz do mundo. O alimento é feito em uma de 4,2 metros, feita sob medida na Feira de Caruaru. É preciso utilizar uma escada para chegar até a tampa e preparar o prato.
A abertura da tampa é o momento mais esperado. É de cima de uma plataforma que José Augusto Soares confere se o cuscuz está pronto antes de começar a distribuição.
O prato foi batizado de o maior cuscuz do mundo, sendo o primeiro prato do circuito de comidas gigantes, realizado há mais de 20 anos. Em 2023,foram servidos mais de 800 kg de flocos de milho. A receita segue com 250 kg, além dos acompanhamentos: mais de 200 kg de salsicha, 320 kg de carne de charque e 10 kg de sal.