Chuvas

Caixa libera FGTS para trabalhadores atingidos por chuvas em Pernambuco

Na Mata Sul do estado, 15 municípios foram atingidos pelas fortes chuvas

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 12/07/2023 às 11:53 | Atualizado em 12/07/2023 às 14:51
Ceci.atalaia/Instagram
Áreas alagadas pela chuva que ocorreu nesse final de semana em Atalaia/Alagoas - FOTO: Ceci.atalaia/Instagram

A Caixa Econômica Federal informou, na terça-feira (11), que vai liberar o saque do Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS) por calamidade para trabalhadores residentes nos municípios de Alagoas e Pernambuco, atingidos pelas fortes chuvas. 

Nesta modalidade de saque, o trabalhador tem direito a retirar o saldo da conta do FGTS por necessidade pessoal, urgente e grave decorrente de desastre natural que tenha atingido sua área de residência. 

De acordo com a Caixa, para habilitação ao saque do FGTS é necessário que o município em estado de calamidade pública ou situação de emergência, devidamente reconhecidos pela Portaria do Governo Federal, apresente à Caixa a declaração das áreas que foram observadas pelo desastre.

Para realizar a ação, é necessário possuir o saldo na conta do FGTS e não ter realizado saque pelo mesmo motivo em período inferior a 12 meses. O valor máximo para retirada é de R$ 6.220,00 por conta de FGTS. 

Após a habilitação, os trabalhadores podem realizar o saque do Fundo de forma digital, pelo aplicativo do FGTS, sem necessidade de comparecimento a uma agência. Ao registrar a solicitação de saque é possível indicar uma conta bancária de qualquer instituição financeira para receber os valores, sem nenhum custo.

Governo de Pernambuco inicia distribuição de itens de ajuda humanitária

Nesta terça-feira (11), equipes da Defesa Civil de Pernambuco iniciaram a distribuição colchões e lençóis para os habitantes dos municípios de São Benedito do Sul e Catende. De acordo com a gestão estadual, nos próximos dias, mais itens serão enviados, de acordo com a demanda.

Entre os itens enviados estavam 260 colchões e 520 lençóis em São Benedito do Sul e 190 colchões e 380 lençóis em Catende. Ainda segundo o executivo estadual, a entrega desse quantitativo dos itens será concluída nesta quarta-feira (12).

 “No dia de hoje, dois municípios afetados, São Benedito do Sul e Catende, já receberam itens de ajuda humanitária, mitigando os danos que a população sofreu naquela região. Nos próximos dias, mais itens serão enviados para a população, inclusive cestas básicas, que até a quinta-feira devem chegar, pois estão vindo de Minas Gerais”, comunicou o secretário executivo de Proteção e Defesa Civil, coronel Clóvis Ramalho.

Edição do Jornal

img-1 img-2

Confira a Edição completa do Jornal de hoje em apenas um clique

Últimas notícias