UOL - O melhor conteúdo
Chuvas

Caixa libera FGTS para trabalhadores atingidos por chuvas em Pernambuco

Na Mata Sul do estado, 15 municípios foram atingidos pelas fortes chuvas

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 12/07/2023 às 11:53 | Atualizado em 12/07/2023 às 14:51
Ceci.atalaia/Instagram
Áreas alagadas pela chuva que ocorreu nesse final de semana em Atalaia/Alagoas - FOTO: Ceci.atalaia/Instagram

A Caixa Econômica Federal informou, na terça-feira (11), que vai liberar o saque do Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS) por calamidade para trabalhadores residentes nos municípios de Alagoas e Pernambuco, atingidos pelas fortes chuvas. 

Nesta modalidade de saque, o trabalhador tem direito a retirar o saldo da conta do FGTS por necessidade pessoal, urgente e grave decorrente de desastre natural que tenha atingido sua área de residência. 

De acordo com a Caixa, para habilitação ao saque do FGTS é necessário que o município em estado de calamidade pública ou situação de emergência, devidamente reconhecidos pela Portaria do Governo Federal, apresente à Caixa a declaração das áreas que foram observadas pelo desastre.

Para realizar a ação, é necessário possuir o saldo na conta do FGTS e não ter realizado saque pelo mesmo motivo em período inferior a 12 meses. O valor máximo para retirada é de R$ 6.220,00 por conta de FGTS. 

Após a habilitação, os trabalhadores podem realizar o saque do Fundo de forma digital, pelo aplicativo do FGTS, sem necessidade de comparecimento a uma agência. Ao registrar a solicitação de saque é possível indicar uma conta bancária de qualquer instituição financeira para receber os valores, sem nenhum custo.

Governo de Pernambuco inicia distribuição de itens de ajuda humanitária

Nesta terça-feira (11), equipes da Defesa Civil de Pernambuco iniciaram a distribuição colchões e lençóis para os habitantes dos municípios de São Benedito do Sul e Catende. De acordo com a gestão estadual, nos próximos dias, mais itens serão enviados, de acordo com a demanda.

Entre os itens enviados estavam 260 colchões e 520 lençóis em São Benedito do Sul e 190 colchões e 380 lençóis em Catende. Ainda segundo o executivo estadual, a entrega desse quantitativo dos itens será concluída nesta quarta-feira (12).

 “No dia de hoje, dois municípios afetados, São Benedito do Sul e Catende, já receberam itens de ajuda humanitária, mitigando os danos que a população sofreu naquela região. Nos próximos dias, mais itens serão enviados para a população, inclusive cestas básicas, que até a quinta-feira devem chegar, pois estão vindo de Minas Gerais”, comunicou o secretário executivo de Proteção e Defesa Civil, coronel Clóvis Ramalho.

Edição do Jornal

img-1 img-2

Confira a Edição completa do Jornal de hoje em apenas um clique

Últimas notícias