A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) anunciou a inauguração do primeiro laboratório em uma universidade pública brasileira, dedicado à regularização fundiária e direito à moradia.
O núcleo tem como objetivo fortalecer melhoria de serviços sociais, técnicos, de georreferenciamento, urbanização e ambientais. A inauguração acontece no dia 29 de agosto, às 16h, no Departamento de Engenharia Cartográfica (Decart) da UFPE.
De acordo com a UFPE, o Laboratório de Assuntos Fundiários (LAAF) terá computadores com softwares de uso em regularização fundiária, a exemplo de AutoCad, Google Earth e CDRF (Certidão Digital de Regularização Fundiária), que automatiza grande parte das tarefas técnicas, jurídicas e registrais com garantia de padronização e qualidade da metodologia.
Segundo a Universidade, o LAAF nasceu de uma demanda do Programa de Regularização Fundiária da Universidade, que é formado por vários subprojetos. Entre eles, o de Regularização Fundiária no Estado de Pernambuco, promovido pela UFPE.
Realizado desde 2021, UFPE informou que o projeto permitiu que mais de 13 mil títulos de propriedade fossem entregues a famílias de baixa renda residentes em municípios que participam do Programa Moradia Legal de Pernambuco.
“Com o LAAF e recursos adequados, o projeto deve ampliar o número de estudantes bolsistas, atingindo seu potencial esperado nos próximos meses, fazendo com que a capacidade de apoio aos municípios e cartórios triplique a população beneficiada em pouco tempo”, avalia o professor Silvio Garnés, criador do CDRF.