MIRABILANDIA: Vítima de acidente em brinquedo faz nova cirurgia. Veja estado de saúde
Dávine Leandro Muniz Cordeiro, de 34 anos, está internada desde o dia 22 de setembro em estado grave após sofrer acidente no parque de diversões
A vítima de um acidente no último mês no Parque Mirabilandia, em Olinda, no Grande Recife, fez uma nova cirurgia nesta segunda-feira (9), segundo a advogada da família. Ela está internada no Hospital São Marcos, na área central do Recife, desde a última semana.
De acordo com Sandra Filizola, o procedimento foi para retirar as placas de ferro que foram colocados em fraturas na coluna de Dávine Leandro Muniz Cordeiro, de 34 anos, por já apresentarem uma infecção inicial. O material foi transferido para os braços, onde ela também teve fraturas expostas. O estado de saúde da professora continua grave e ela segue inconsciente.
“Hoje ela está sedada, com certeza não vai ter nenhuma resposta”, relatou Filizola. “Mas na semana passada mordeu o dedo do enfermeiro e conseguiu derramar algumas lágrimas. Mas a médica disse que não sabe se é uma reação dela mesmo, que sente isso, ou se é do próprio organismo. Mas são reações positivas, está bem melhor”, contou.
O acidente ocorreu no brinquedo Wave Swinger, em que as pessoas ficam sentadas em balanços presos por correntes a um estrutura que gira. As cadeiras são individuais e sobem até a altura de 12 metros. Apesar da ocorrência, o Mirabilândia continua funcionando.
A mulher, com quadro de traumatismo cranioencefálico (TCE) grave e possível fratura de membros superiores, recebeu os primeiros socorros no Mirabilândia, pelos socorristas do Samu, e foi transferida para o Hospital da Restauração (HR).
Em nota, a assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde do Recife diz que, assim que o Samu foi acionado para a ocorrência, "foram deslocadas para o local uma ambulância de suporte avançado (USA) e quatro motolâncias".
"O parque Mirabilandia lamenta o acidente ocorrido na tarde desta sexta-feira (22) e suspendeu preventivamente as atividades da atração Wave Swinger para uma revisão (...) Uma usuária que estava no brinquedo recebeu imediato atendimento após o acidente que provocou uma queda, o que foi feito prontamente pela equipe de brigadistas de plantão, e foi levada ao hospital, tendo todo suporte necessário pelo parque”, disse a nota enviada pela assessoria de imprensa do Mirabilândia.
#mirabilandia #acidente #brinquedo #rr #vv" />
Dávine foi transferida na última terça-feira (3) do Hospital da Restauração (HR), onde estava internada desde o acidente em 22 de setembro. A transferência só aconteceu após a Justiça determinar que o parque deveria custear todo o tratamento da vítima.
A mudança de hospital foi um pedido da família, que alegou falta de infraestrutura para os visitantes no HR. Inicialmente, o parque se dispôs a fazê-la; depois, voltou atrás, alegando que os custos seriam bancados pelo plano de saúde de Dávine. A defesa da professora não concordou e entrou com um pedido de liminar para a transferência, que foi aceito.
Agora, as advogadas de Dávine aguardam a recuperação da vítima antes de considerar entrar com uma ação indenizatória contra o Mirabilandia. “A priori, nenhuma ação indenizatória”, disse Sandra.
PARQUE SEGUE FECHADO
O Mirabilandia segue fechado desde a interdição feita após o acidente pelo Programa de Proteção e Defesa do Consumidor de Pernambuco (Procon-PE) e pela Prefeitura de Olinda. Os órgãos exigiram documentos que comprovem a segurança do parque, como a licença de funcionamento da prefeitura, o laudo do Corpo de Bombeiros e o atestado de regulamentação técnica de todos os brinquedos.
O Procon-PE informou que aguarda a análise do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-PE), parceiro no caso, e que uma resposta deve ser divulgada nesta semana.
O brinquedo de onde Dávine foi arremessada foi desmontado para uma análise detalhada, segundo o parque. Antes, ele passou por uma perícia feita pelo Instituto de Criminalística, da Polícia Científica. O caso segue em investigação pela Polícia Civil de Pernambuco (PCPE).
RELEMBRE O CASO
Dávine Leandro Muniz Cordeiro, de 34 anos, foi arremessada da atração "Wave Swinger" quando a corrente da cadeira onde ela estava sentada se rompeu na tarde da sexta-feira, 22 de setembro.
Ela recebeu os primeiros socorros ainda no Mirabilandia e foi levada até uma sala de primeiros socorros do estabelecimento, onde esperou o socorro do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Então, foi levada para o Hospital da Restauração (HR).
Dávine sofreu um traumatismo cranioencefálico e fraturas expostas nos braços. Também foi submetida a cirurgias na face e para colocar um dispositivo capaz de controlar a pressão intracraniana.