Jaboatão recebe Prêmio Iniciativa de Inovação Social em Saúde
Jaboatão foi um dos três vencedores (o único do Brasil), entre 93 iniciativas de 13 países da América Latina e Caribe, que concorreram à premiação
O município de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, recebeu, nessa quarta-feira (1º), o Prêmio Iniciativa de Inovação Social em Saúde da OPAS-SIHI LAC 2023. A iniciativa premiada é o projeto “Todo artista tem que ir aonde o povo está – Estratégia de Vacinação Extramuros da População em Situação de Rua”, que começou na pandemia e entrou no calendário da Secretaria de Saúde.
Jaboatão foi um dos três vencedores (o único do Brasil), entre 93 iniciativas de 13 países da América Latina e Caribe, que concorreram à premiação.
O programa começou com acolhimento de pessoas em situação de rua, imunização contra a covid-19, entrega de cartão SUS e encaminhamento para serviços da rede municipal. A cada ação foi ampliado e hoje ele oferece atualização das vacinas em geral, entrega de analgésicos e antitérmicos para possíveis efeitos colaterais; distribuição de água mineral, lanches, preservativos e lubrificantes; pré-cadastro para CadÚnico; testes rápidos de HIV e glicose e aferição de pressão.
Mais de 200 pessoas foram encaminhadas para a rede de serviços do município. O trabalho fará parte da rede regional de inovação social em saúde na América Latina e no Caribe (ALACISS) e será compartilhado por meio de diversos canais digitais, como o site SIHI LAC, SIHI Global e o site da OPAS.
Por ser sustentável e pelo potencial de ser replicável, a estratégia pode contribuir para a mudança de paradigmas na execução de ações de saúde em vários países.
A Iniciativa de Inovação Social Em Saúde (SIHI) é uma rede global de indivíduos, organizações e instituições que defendem a inovação social na saúde e promovem a investigação em inovação social. Lançada em 2014, a Rede SIHI está crescendo cada vez mais e premia iniciativas inovadoras em toda América Latina e Caribe. As outras duas iniciativas vencedoras foram da Costa Rica e Panamá.
SOLENIDADE EM WASHINGTON
A solenidade aconteceu na sede da Organização Panamericana de Saúde/Organização Mundial de Saúde (OPAS/OMS) de Washington DC, Estados Unidos, com a participação de autoridades e gestores de países da América Latina e Caribe.
O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, participou da premiação ao lado da secretária de Saúde, Zelma Pessôa, e da coordenadora em Saúde Mental do município, Paula Pereira. O deputado federal André Ferreira também esteve presente.
“É a terceira premiação internacional do município. E esse reconhecimento mostra que a nossa política pública tem dado certo. Isso me deixa muito feliz e orgulhoso”, comemorou o prefeito Mano Medeiros.
“É uma alegria imensa mostrar nosso trabalho no exterior e saber que ele pode ser replicado para ajudar outras pessoas”, complementou Paula, a autora do projeto. “Esse resultado nos estimula a nos dedicarmos cada vez mais a nossa população”, disse Zelma, coautora do projeto.