Festa de Nossa Senhora da Conceição agora é Patrimônio Imaterial Cultural do Recife

Projeto de lei foi sancionado nesta sexta-feira (8), no Morro da Conceição, durante a celebração da primeira missa campal

Imagem do autor
Cadastrado por

Raphael Guerra

Publicado em 08/12/2023 às 9:46
X

A primeira missa campal para celebrar o Dia de Nossa Senhora da Conceição, nesta sexta-feira (8), foi ainda mais especial. A festa, que ocorre há 119 anos no Morro da Conceição, na Zona Norte do Recife, se tornou Patrimônio Cultural Imaterial do Recife.

A sanção do Projeto de Lei n° 207/2023 foi assinada pelo prefeito João Campos. "Uma alegria e emoção muito grande subir o Morro da Conceição para assistir pela primeira vez a missa da meia-noite, que abre este dia 8 de homenagens à Nossa Senhora da Conceição", declarou aos fiéis. 

Este ano, a Festa do Morro também recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco. O processo de reconhecimento teve início em 2017 com a proposta do deputado estadual Isaltino Nascimento (PSB). A entrega foi feira no dia 1º, durante sessão ordinária do Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural (CEPPC), no auditório do Instituto Arqueológico Histórico e Geográfico Pernambucano (IAHGP).

CELEBRAÇÃO

A 119ª edição da Festa do Morro tem como tema "Imaculada Conceição do Morro, ensinai-nos que toda vocação é graça e missão dada por Deus", em referência ao Ano Vocacional instituído pelo Papa Francisco.

Por volta das 15h desta sexta-feira (8), a imagem de Nossa Senhora da Conceição deixa o estacionamento da Prefeitura do Recife, no Cais do Apolo, com destino ao Morro da Conceição. Decorado com flores brancas, o andor é acompanhado por centenas de fiéis, que seguem em procissão até a Praça da Conceição.

A caminhada é uma das celebrações de encerramento da Festa do Morro, que começou no dia 16 de novembro e se encerra oficialmente hoje. 

A concentração para a saída da procissão acontece às 14h30, no estacionamento da Prefeitura do Recife. Acompanhados por um trio elétrico tocando músicas de louvor e orações, os fiéis seguem o percurso pela Ponte do Limoeiro, Avenida Norte Miguel Arraes e Estrada do Morro da Conceição, até chegar à Praça da Conceição. A expectativa dos organizadores é que 200 mil pessoas participem da procissão. 

No local, acontece a Solene Celebração de Encerramento da festa. O arcebispo da Diocese de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson, será o presidente da cerimônia, com previsão de começar às 19h. Esta será a primeira vez que o religioso, empossado em agosto deste ano, participa da festa como arcebispo.     

 

Tags

Autor