MORADIA POPULA

HABITAÇÃO: após 14 anos de espera, moradores recebem 224 apartamentos do habitacional Sérgio Loreto, no Centro do Recife

Inauguração de um dos habitacionais que mais sofreu com o descaso e abandono do poder público vai beneficiar 900 pessoas

Imagem do autor
Cadastrado por

Roberta Soares

Publicado em 25/12/2023 às 11:25 | Atualizado em 25/12/2023 às 11:35
Notícia
X

Foram 14 anos de espera desde que as obras começaram, ainda em 2009 e sob a gestão do PT. Mas, nesta terça-feira (26), a Prefeitura do Recife entrega as chaves de 224 apartamentos do habitacional Sérgio Loreto, localizado no bairro de São José, no Centro do Recife, e um dos habitacionais da cidade que mais enfrentaram descaso e abandono do poder público.

A entrega dos 224 apartamentos vai beneficiar 900 pessoas e acontece às 13h30 e contará com a presença do prefeito João Campos (PSB). Segundo a prefeitura, são R$ 22,8 milhões de recursos do município e do governo federal, obtidos através do Ministério das Cidades. A demora foi tanta que a população ameaçou invadir os equipamentos com as obras paradas.

As 900 pessoas beneficiadas são de baixa renda e residem na comunidade Roque Santeiro, nos Coelhos, localizada próximo ao habitacional e que já enfrentou diversos incêndios nos últimos anos devido à precariedade das condições de moradia. A entrega ocorre menos de uma semana após a inauguração dos habitacionais Encanta Moça 1 e 2, no Pina, na Zona Sul do Recife.

SORTEIO PARA OS MORADORES

BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
No início de dezembro, os beneficiários do conjunto habitacional Sérgio Loreto tiveram seus nomes escolhidos em um sorteio público - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM

No início de dezembro, os beneficiários do conjunto habitacional Sérgio Loreto tiveram seus nomes escolhidos em um sorteio público, realizado pela Secretaria de Habitação do Recife. O sorteio priorizou idosos e pessoas com deficiência, que foram contempladas com os imóveis nos andares inferiores dos sete blocos do conjunto.

A lógica do habitacional segue a de erguer a nova moradia na mesma área onde os moradores já vivem, como forma de manter a rotina e as oportunidades de trabalho e educação.

A mudança das famílias contempladas para o habitacional Sérgio Loreto será arcada pela Prefeitura do Recife. Todo o processo deve levar cerca de 25 dias para ser concluído.

Tags

Autor