RECENTRO

Recife deve reunir capitais para discutir problemas do Centro em 2024

A ideia foi proposta em uma reunião virtual com secretários e gestores de nove capitais de todas as regiões do País

Imagem do autor
Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 27/12/2023 às 15:48 | Atualizado em 27/12/2023 às 15:54
Notícia
X

O Recife deve sediar, em 2024, o Encontro Brasileiro de Urbanismo em Áreas Centrais, reunindo representantes de diferentes capitais do Brasil para discutir os desafios comuns aos centros urbanos e encontrar soluções em conjunto.

A ideia foi proposta em uma reunião virtual com secretários e gestores de nove capitais de todas as regiões do País que integram a Rede Brasileira de Urbanismo em Áreas Centrais, criada neste mês pelo Recife.

Participam da iniciativa as cidades do Recife, Manaus (AM), Salvador (BA), São Luís (MA), Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Porto Alegre (RS). Contudo, no decorrer do projetos, outras cidades brasileiras poderão se incorporar à iniciativa.

A rede, ainda em formação, através do Gabinete do Centro do Recifeo Recentro, buscará investigar e mapear programas de intervenção urbana em áreas centrais de cidades brasileiras, além de envolver a troca de experiências com órgãos municipais de onde se desenvolvem os projetos estudados. 

De acordo com a chefe do Recentro, Ana Paula Vilaça, a ideia surgiu após a realização de reuniões virtuais e visitas a vários estados e observar que os desafios, projetos e estratégias são semelhantes.

“A Rede irá estreitar as conexões de cooperação mútua entre as cidades com programas focados na reabilitação de centros históricos, de modo a compartilhar vivências e contribuir com o crescimento de todos os locais”, explicou.

Tags

Autor