TUBARÃO EM PERNAMBUCO: Feriadão de Ano Novo terá maior risco de ataques. Entenda
Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit) lançou último alerta para o Estado
Quem vai aproveitar o feriadão do Ano Novo nas praias do litoral de Pernambuco precisa estar atento. Isso porque, entre o sábado (30) e a segunda-feira (1º), o risco para incidentes com tubarões cresce no Estado.
Isso porque haverá lua cheia, o que forma as famosas marés vivas (ou marés de sizígia), quando o nível da água sobe e desce bastante na costa, facilitando a circulação dos animais.
Por isso, o Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit) lançou o último alerta do ano para relembrar aos moradores e turistas quais as condições de menor risco para a entrada no mar.
“As marés vivas são representadas pelo intenso aumento e diminuição do nível da água. Quem estiver na praia perceberá que em determinados horários que a maré estará bastante alta e em outros bastante baixas", apontou a secretária executiva do Cemit e gerente geral de Áreas Costeiras e Oceânicas da Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha (Semas-PE), Danise Alves.
"Nas condições de maré alta (2,2 metros), não é recomendado entrar na água em qualquer trecho entre a Praia do Paiva, no Cabo, e a Praia do Farol em Olinda, pois há maior possibilidade de um encontro com tubarões, que tendem a se aproximar da costa”, disse Danise.
O banhista vai notar ainda que as marés secas estarão muito baixas, fazendo com que em algumas áreas tenham condições seguras para o banho, formando piscinas naturais.
No entanto, Danise alerta que para essa lua em especial, as marés não secarão tanto quanto se costuma. “Uma maré bem seca é 0.2m, 0.1m ou até mesmo -0.1m. Mas a previsão mostra que as marés secas estarão com 0.5m”, detalha a especialista.
Neste caso, a principal recomendação do Cemit é para que os banhistas só entrem no mar nas áreas de praias em que os arrecifes estiverem formando piscinas naturais. Eles funcionam como barreiras naturais que protegem a faixa de água mais próxima da areia e o mar aberto.
O comitê ainda alerta para que a população fique atenta aos horários das marés, que vão coincidir com o início da manhã e o fim da tarde. Durante o feriadão de Ano Novo, o melhor horário para banho será das 11h às 13h, quando as marés estarão mais secas.
“No início da manhã e final da tarde, as marés estarão bastante cheias. Então a recomendação é evitar, porque, além das marés mais altas, esses horários também são utilizados pelos animais para capturar suas presas. Eles ficam mais ativos no amanhecer e no entardecer e buscam águas mais rasas”, destacou.
“O Cemit também alerta para que os banhistas respeitem as placas de sinalização e de advertência de riscos de incidentes com tubarões e evitem entrar em locais onde a água se encontra turva, já que os animais ficam um pouco mais confusos em busca de sua presa e procuram locais mais próximos à praia”, concluiu a especialista.
Confira os horários das marés durante o feriado
Dia 30/12 (sábado)
- 05h54 – 2.0m
- 11h56 – 0.5m
- 18h06 – 2.2m
Dia 31/12 (domingo)
- 00h28 – 0.5m
- 06h34 – 2.0m
- 12h36 – 0.6m
- 18h49 – 2.1m
Dia 01/01 (segunda)
- 01h08 – 0.6m
- 07h13 – 1.9m
- 13h17 – 0.7m
- 19h30 – 2.0m
O Cemit orienta também que a população evite o banho de mar nas seguintes condições:
- Se estiver com algum tipo de ferida ou sangramento, pois fluidos sanguíneos podem ativar o olfato dos animais;
- Durante períodos chuvosos, que aumentam a turbidez da água, fazendo com que os animais não diferenciem bem suas presas naturais de humanos.
- Em locais próximos às desembocaduras de rios, pois os rios deságuam grandes quantidades de sedimentos e matéria orgânica no mar que, além de deixar a água turva, tende a atrair animais marinhos que podem oferecer riscos de incidentes. Além disso, essas regiões podem ser utilizadas como berçários de algumas espécies de tubarões;
- Se tiver consumido bebida alcoólica;
- Se estiver sozinho(a);
- Se possuir objetivos brilhantes ou chamativos, que podem aguçar os sentidos dos animais.
Outras informações importantes
Um trecho de 33 km, entre a Praia do Farol, em Olinda, até os coqueirais da Praia do Paiva, no Cabo de Santo Agostinho, é considerado um trecho de atenção para banhistas, que devem seguir as orientações dadas pelo Comitê. Segundo o Decreto estadual 21.402/1999, nesta área é proibida a prática de atividades náuticas.
A proibição para banho ocorre em um único ponto, em um trecho de 2,2 km da Praia de Piedade, entre a Igrejinha de Piedade e o Hotel Barramares, localizado ao lado do Hospital da Aeronáutica. Essa proibição foi estabelecida por decreto municipal de Jaboatão dos Guararapes.