URBANISMO

Recife lança nova etapa de requalificação do Cais na Aurora. Veja imagens do projeto

Segunda etapa das obras vai contemplar a área entre as pontes do Limoeiro e Princesa Isabel

Imagem do autor
Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 28/12/2023 às 12:39 | Atualizado em 28/12/2023 às 12:48
Notícia
X

A Prefeitura do Recife lançou, nesta quinta-feira (28), o edital de licitação da segunda etapa das obras do Cais da Aurora, no bairro de Santo Amaro, no Centro Expandido da cidade. A previsão é que a requalificação, que têm investimentos previstos em torno de R$ 19,7 milhões, seja iniciada em março de 2024.

Ao todo, o Cais da Aurora terá 1,7 quilômetro, indo da Ponte Princesa Isabel até o Cais Sinhá de Menezes, na Avenida Artur Lima Cavalcanti. Ao longo dela, estão sendo construídas sete “varandas”, cada uma com um tema e opções de lazer diferentes em um dos principais cartões postais da cidade.

As varandas 3 e 4 tiveram as obras iniciadas em maio de 2021 e foram entregues na primeira etapa da requalificação da Rua da Aurora, em dezembro de 2022.

Agora, a nova etapa vai contemplar a área entre as pontes do Limoeiro e Princesa Isabel, onde estão as varandas 2, 5, 6 e 7; a implantação de banheiros e brinquedos lúdicos nas varandas 3 e 4; e a pedestrianização da rua Mamede Simões.

Será implantada pista de cooper com aproximadamente 900m de extensão, que percorrerá o trecho entre as duas pontes. A área beneficiada ganhará novo mobiliário como divisor para o Rio Capibaribe, incluindo banco linear em concreto e trechos em madeira para pontuar áreas de assento com encosto.

O projeto trata da requalificação dos espaços públicos existentes, com priorização da paisagem do rio Capibaribe, amplos passeios contínuos e acessíveis, nova iluminação, intensificação da sensação de segurança, ampliação e incentivo de usos diversos.

Após a finalização da segunda etapa, faltará somente a requalificação do píer existente na Varanda 5 e as obras da Varanda 1, correspondente ao Cais Sinhá Menezes, ao norte da Ponte do Limoeiro, que, segundo a Prefeitura, serão licitadas numa próxima etapa de data não informada.

DETALHES SOBRE A ETAPA ATUAL

A varanda 2, que fica entre a Ponte do Limoeiro e a Rua Dois de Julho, será destinada à contemplação e à convivência, com uma grande massa verde para promover sombras e bom conforto térmico. O local ganhará deck voltado para o rio em frente à Rua Dois de Julho, área de convivência com mesa de jogos, requalificação da área para estacionamento com 17 vagas e ponto para futura implantação de restaurante na antiga sede da ABCP.

Na varanda 5, que fica entre as ruas Capitão Lima e Mário Melo e já conta com pista de skate, Estação Boa Forma e pier flutuante, o foco será a prática esportiva e recreativa para todas as idades. A quadra poliesportiva será recuperada e haverá playground lúdico, contemplando brinquedos acessíveis, com 1.016,00 m². O trecho ganhará área de convivência com mesas e bancos, quiosque com banheiros e requalificação da área para estacionamento, com 32 vagas.

DIVULGAÃ?Ã?O
Projeto gráfico da Varanda 7 do Cais da Aurora - DIVULGA��O
DIVULGAÇÃO
Projeto gráfico da Varanda 6 do Cais da Aurora - DIVULGAÇÃO
DIVULGAÇÃO
Projeto gráfico da Varanda 7 do Cais da Aurora - DIVULGAÇÃO
DIVULGAÇÃO
Projeto gráfico da Varanda 6 do Cais da Aurora - DIVULGAÇÃO
DIVULGAÇÃO
Projeto gráfico da Varanda 6 do Cais da Aurora - DIVULGAÇÃO
DIVULGAÇÃO
Projeto gráfico da Varanda 5 do Cais da Aurora - DIVULGAÇÃO
DIVULGAÇÃO
Projeto gráfico da Varanda 6 do Cais da Aurora - DIVULGAÇÃO
DIVULGAÇÃO
Projeto gráfico da Varanda 5 do Cais da Aurora - DIVULGAÇÃO

Já a varanda 6, entre a Mário Melo e a Rua João Lira, será dedicada à Memória e à Cultura. No trecho, o Monumento Tortura Nunca Mais será requalificado com iluminação cênica; haverá área para feira itinerante e anfiteatro para pequenos eventos; Jardim Francês (Labirinto) com iluminação cênica e mirante elevado no centro; banco orgânico para leitura; quiosque com banheiros e área para piquenique com mesas e bancos; além de dois decks nas margens do rio.

Por sua vez, a varanda 7, que fica entre a Rua João Lira e a Ponte Princesa Isabel, terá foco na contemplação. Serão implantados platô para área comercial; um quiosque com banheiros; fonte interativa em formato de túnel; bicicletário; e deck na altura da Rua Mamede Simões. Haverá também a requalificação da área para estacionamento, com 33 vagas, e do mastro de bandeiras com espelho d'água.

A área já conta com o espaço “Aqui Nasce o Atlântico” e o monumento “Carne da Minha Perna”, que homenageia o Mangue Beat. Nas varandas 3 e 4, já requalificadas, serão acrescidos novos equipamentos nos playgrounds existentes e módulos de banheiros masculino, feminino e acessível com fraldário.

 

Tags

Autor